Artista plástico Miro Souza ganha galeria aberta em Iporá

14/06/2022
mandala-ipora14062022.jpg

Uma releitura das telas de Miro Souza está aberta à visitação com a instalação artística Mandalas, em frente à Toca, espaço cultural situado na esquina da Av. Minas Gerais com a Rua Joaquim Lucas, no Centro de Iporá. O trabalho integra a programação do Suave Mente 2022 – Festival de Arteterapia. O artista, junto com os produtores do evento, fizeram uma pesquisa em sua obra, identificando elementos e formas que poderiam ser transpostos para uma mandala de mais de 10 metros de diâmetro que Miro pintou no asfalto, no cruzamento das duas vias. Um trabalho que se transformou em uma galeria aberta de sua obra, justa homenagem à carreira de um dos principais artistas plásticos e produtores culturais do Oeste Goiano. 


Dentro da programação do Suave Mente, a comunidade foi convidada a pintar mandalas, uma técnica terapêutica que ampliou ainda mais o alcance do festival. Após pintadas, cerca de 100 mandalas foram penduradas nas árvores que ficam ao lado da grande mandala pintada por Miro Souza. Essa intervenção urbana que está mudando um pouco a rotina da cidade fica aberta à visitação até o dia 15 de junho, quarta-feira. Após esta data, permanecerá a mandala de Miro no asfalto. 


O ARTISTA PLÁSTICO MIRO SOUZA


Miro começou a pintar a óleo sobre tela em 1982. Desde então, expôs seu trabalho em diferentes mostras e eventos culturais. Com uma exposição promovida pelo Lyons Clube de Iporá, em 1983, o artista apresentou seu dom artístico a um público maior e a sequência de eventos que participou desde então atestam a grandiosidade de seu talento. Entre eles, destaca-se a Exposição Valores Novos na Casa Grande Galeria de Artes, em Goiânia, em 1984; diversas edições da Festa Cultural da Vila Itajubá, de Iporá, na década de 80; Festa de Artes em São Luiz dos Montes Belos, em 1985; Veranito de Artes e Cultura do Vale do Araguaia, na Barra do Garças, em 1986; várias edições da Semana de Integração Cultural da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iporá, em 1988 a 1996; Coletiva de Artes do MAG – Museu de Artes de Goiânia, em 1994; VIII Circuito Internacional de Artes Brasileiras em Roma, Itália, em 2003; Exposição no MASP, em São Paulo, em 2003; Mostra Itinerante do Espaço Perdigão, em Rio Verde, em 2004; Prêmio J. Barbosa de Santa Helena de Goiás, em 2004; Mostra de Exposição Itinerante de Artistas Plásticos Goianos em Destaque Internacional, no Teatro Municipal de Goiânia, em 2004; e Circuito Internacional de Arte Brasileira Londres – Madri – Lisboa – Brasil, em 2004, entre tantas outras exposições e mostras que participou ao longo de seus 40 anos de carreira. 


O artista recebeu moção de aplausos da Câmara Municipal de Iporá, em 2004. Em 2014, seu trabalho passou por uma curadoria do Gira Circuito Cultural, trabalho que identificou, entre suas telas, aquelas que compunham o conceito “Figuras do Transcendente”. O processo de curadoria resultou em duas mostras do mesmo nome realizadas em Iporá em 2014 e 2015, trabalho que foi retomado com a produção do Festival Suave Mente, onde o artista teve talvez um dos encontros mais emocionantes de sua trajetória,  com estudantes que passaram a admirar sua obra. Alunos da comunidade do Bugre e do CEPMG puderam escutar de Miro o que o move a produzir arte mesmo em tempos tão difíceis. “Eu nunca desisti da arte e ela nunca desistiu de mim. Sou um sobrevivente das minhas criações artísticas. Sou a prova viva de que tintas e inspiração acalmam, fazem sonhar e curam. Sou grato pelo que o Suave Mente me trouxe nesta altura da vida. Me sinto renovado para continuar a lutar por toda manifestação artística e motivar crianças, adolescentes e jovens, a descobrirem seus talentos, a se ressignificarem com a arte que só faz bem”, enfatiza. 


INTERVENÇÃO URBANA MANDALAS – SUAVE MENTE 2022


Artista: Miro Souza 


Direção de Arte: Eros Guimarães 


Produção Executiva: Walquíria Wal 


Produção de Comunicação: Adriane Marques 


Assessoria de Imprensa: Lizi Dalenogari


Apoio à Produção: Laura do Planalto

O que achou dessa Notícia?
17 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente