Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Gira da Cidade faz intensa movimentação a partir desta quinta-feira

Começa por Goiânia, com artistas de Iporá e das capitais  (incluindo Brasília) e depois segue para Iporá o GIRA DA CIDADE. É extensa a programação que começa nesta quinta-feira, 14. Só termina no dia 23, domingo. Foi escolhida a praça da Feira Coberta,na área em frente a Avenida Dr. Neto, onde está sediada a Coopercoisas, como local para noites com muitas atividades. Muitos artistas estão envolvidos.

VEJA PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA– 14 DE NOVEMBRO
19:00 – LUAU DO GIRA EM GOIÂNIA – nossa temporada começa com os artistas do Oeste Goiano e convidados fazendo um super luau em Goiânia dentro da programação da MOSTRA GOIÁS, evidenciando a proposta do GIRA FESTIVAL DE ARTE de incluir nossos artistas nos circuitos estadual e nacional de produção cultural. O Luau contará com shows de Coró de Pau (Goiânia), Eros Trovador (Brasília), Leandro Morais (Brasília), Neivan Muniz (Iporá) e Walquíria Wal (Iporá); apresentação de dança com Daya Gomes (Iporá), Regiane Cristina (Iporá) e Roseli de Assis (Iporá); cultura popular com os Catireiros do Pé Quente (Diorama); exposição do ensaio fotográfico UM GIRO NU, de DiiJack Fotografias (Iporá); Arte de Interface com o Coletivo Palavra (Brasília); e uma mostra do JIRAU – Feira dos Artesãos do Oeste Goiano. (Teatro Goiânia Ouro)

SEXTA-FEIRA – 15 DE NOVEMBRO- COOPERCOISAS
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE na Nova Onda – 87,9 FM. Ao som de muita música boa, Eros Trovador e Walquíria Wal, produtores executivos da temporada, recebem os artistas que passarão pelos palcos e espaços da GIRA DA CIDADE. Com a colaboração dos participantes da oficina de Comunicação Comunitária, também levarão ao ar a opinião da comunidade sobre os eventos e atrações artísticas. O programa começa a ser veiculado no dia 15 e segue todos os dias da temporada, até 24 de novembro, sempre ao meio dia. (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – INAUGURAÇÃO DO BUTECO DA GIRA – ponto de encontro dos artistas e da comunidade, o Buteco da Gira funcionará todos os dias da temporada, oferecendo bebidas geladas e de qualidade, drinks, aperitivos e pratos especiais. O Buteco contará ainda com um palco aberto para o qual a GIRA DA CIDADE convida todos os artistas da região e visitantes, compondo uma programação cheia de boas surpresas! (Coopercoisas)
18:00 – JIRAU – Feira dos Artesãos do Oeste Goiano que vai reunir o melhor da nossa produção artesanal, contando ainda com peças exclusivas da GIRA DA CIDADE. Vários artesãos têm montado um estoque especial para exposição e comercialização na temporada. A feira acontecerá nos dois fins de semana da GIRA DA CIDADE, sexta e sábado no fim do dia e domingo pela manhã. (Coopercoisas)
20:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO CASAS DO CERRADO – exposição de telas de artistas locais no estilo casario. A exposição reunirá os talentos das artes visuais do Oeste Goiano com um conjunto de obras que traduz a cultura do cerrado na arquitetura e paisagens representados nas telas. A mostra conta com a participação de Cleverson Borges, Fabrícia Diniz, Luciana Recart, Luciane Leão, Miro Souza, Mônica Campos, Rosângela Pereira e Wilian Gonçalves. A abertura será na noite do dia 15, mas a mostra permanecerá aberta durante o dia e noite nos dias 16 e 17. (Coopercoisas)

SÁBADO – 16 DE NOVEMBRO
19:00 – LUAU DO GIRA – no primeiro sábado da temporada, em Iporá, mais de 30 artistas sobem ao palco do Luau do Gira para nos presentear com sua arte! Eros Trovador e o Coletivo Palavra (Brasília) apresentam o show Música de Sarau. Também contaremos com shows de Coró de Pau (Goiânia), Leandro Morais (Brasília), Walquíria Wal (Iporá) e Antônio Goeldi (Jataí); esquete cênica com Athaídes Neta (Iporá); declamação de poesias com Lislie Andrea (Iporá) e Tianinha Pilão (Iporá); manifestações da cultura popular nos causos de Adeli Melo (Iporá) e na religiosidade popular da Folia do Seu Simião (Iporá). (Coopercoisas)
Todo o dia e noite: CASAS DO CERRADO – exposição de telas no estilo casario (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Rádio Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – JIRAU – Feira dos Artesãos do Oeste Goiano (Coopercoisas)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada (Coopercoisas)

DOMINGO – 17 DE NOVEMBRO
12:00 – FEIJOADA COM SAMBA – para estreitar os laços e levantar recursos para as despesas dos eventos da temporada, a GIRA DA CIDADE se encontra para uma deliciosa feijoada no almoço de domingo, ao som de uma seleção do melhor do samba feita por nossos colaboradores. (Coopercoisas)
20:00 – AS CORVAS – espetáculo teatral com a Cia Novo Ato (Goiânia) abordando temas como a vida e a morte, beleza e feiúra, sonho e realidade, repressão e liberdade. Questionamentos sobre pecado, salvação, condenação, liberdade e criação. As Corvas conta a história de um casal e da deterioração de sua relação após o nascimento da filha que, com o passar do tempo, começa a desenvolver distúrbios de personalidade. Sua mãe convoca então a Arena Progressiva, uma organização meio religiosa, meio prostibular, comandada por Pomba e suas súditas Corva I e Corva II para que tentem curar sua filha. (Coopercoisas)
Todo o dia e noite: CASAS DO CERRADO – exposição de telas no estilo casario (Coopercoisas)
8:00 – JIRAU – Feira dos Artesãos do Oeste Goiano (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda FM 87,9)
12:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada (Coopercoisas)

SEGUNDA-FEIRA – 18 DENOVEMBRO
20:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO UM GIRO NU – ensaio fotográfico de DiiJack Fotografias (Iporá) realizado com modelos negros locais. Na semana da consciência negra, a exposição propõe um outro olhar para a beleza e presença negras, em uma poética que constrói pelo minimalismo nu uma legítima reivindicação da beleza negra e da presença essencial dos negros na história do Oeste Goiano. A abertura é na noite do dia 18, mas a exposição permanecerá aberta à visitação durante todo o dia e noite dos dias 19 e 20 (Coopercoisas)
21:00 – INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS – nesse momento, a GIRA DA CIDADE sai da COOPERCOISAS e vai ao encontro da população nos eventos oficiais de comemoração do aniversário de Iporá. Um momento de interação da programação de nossa temporada com a programação estruturada pela Prefeitura Municipal pelo aniversário da cidade. E também uma oportunidade de provocarmos reflexões artísticas na comunidade local. Todos poderão integrar o movimento de intervenção urbana.
23:00 – SALVE! – uma festa brasileira! Samba, maracatu, forró, coco, pop nacional e muitos outros estilos da música brasileira compondo uma festa pra celebrar a GIRA DA CIDADE às vésperas do aniversário de 65 anos de Iporá! A festa começa com um TRIBUTO A LEGIÃO URBANA com Neivan Muniz e Banda (Iporá) e segue com uma pesquisa musical colaborativa comandada pelo DJ Emerson Souza (Iporá).
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada (Coopercoisas)

TERÇA-FEIRA – 19 DE NOVEMBRO– ANIVERSÁRIO DE IPORÁ
18:00 – FEIRA DO TROCA – no aniversário da cidade, a proposta da GIRA DA CIDADE é que a comunidade compareça com um livro, cd ou outro objeto especial para ser trocado. Assim nos conheceremos melhor e ganharemos um presente pelos 65 anos do aniversário de Iporá! (Coopercoisas)
Todo o dia e noite – UM GIRO NU – ensaio fotográfico com modelos negros locais (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada. Nesta noite, nosso Buteco recebe Tarcísio Barreiro (Caiapônia), trazendo em seu repertório o melhor dos festivais. Uma noite pra matar a saudade e ouvir muita música brasileira! O palco permanecerá aberto durante a noite (Coopercoisas)

QUARTA-FEIRA – 20 DE NOVEMBRO– DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
18:00 – RODA DE CAPOEIRA ANGOLA – roda e gira são palavras sinônimas, de alguma forma. E a GIRA DA CIDADE tem muito orgulho de sua negritude! Começamos a programação especial pelo Dia da Consciência Negra com essa roda de capoeira que será resultado de uma oficina que vai trabalhar as características da Capoeira Angola. (Coopercoisas)
19:00 – CONGADA DE CAIAPÔNIA – Congada é o nome dado às festas populares realizadas em devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Há em todo o Brasil, de forma diluída, manifestações deste tipo. E a comunidade de Caiapônia preserva há mais de 100 anos essa tradição. A Congada veste-se com suas indumentárias típicas, carregadas de significados, para cantar e dançar em louvor a sua Santa Padroeira e em memória ao fim da escravidão. (Coopercoisas)
20:00 – FARRA DA COMUNIDADE – espetáculo cênico musical composto por cerca de 20 cenas criadas durante oficina que antecederá a apresentação. As cenas são compostas com uma costura de esquetes, coreografias e intervenções que acontecem em movimentos circulares e se desenvolvem de forma integrada à trilha sonora, presente em toda apresentação, compondo um evento vibrante e envolvente, próprio para espaços públicos. A estrutura cênica da Farra da Comunidade é apoiada principalmente na trilha sonora e improvisação dos atores. Após uma temporada de oito apresentações em Brasília, o diretor Thiago Jorge chega na GIRA DA CIDADE para montar o espetáculo com a comunidade, estruturando uma FARRA DA COMUNIDADE com foco na consciência negra. (Coopercoisas)
Todo o dia e noite – UM GIRO NU – ensaio fotográfico com modelos negros locais (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada (Coopercoisas)

QUINTA-FEIRA – 21 DE NOVEMBRO
17:00 – FEIRA DA COOPERCOISAS – nossos anfitriões realizam sua tradiconal feira de agricultura familiar e artesanato junto à GIRA DA CIDADE. (Coopercoisas)
20:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DESENHOS DA CIDADE – reunindo ilustradores locais, a exemplo de Ardenson Alves, Alípio Alves e Natália Lopez, entre outros, trata de uma mostra livre de desenhos e ilustrações de artistas locais. Dentro do projeto contínuo do GIRA FESTIVAL DE ARTE, a exposição DESENHOS DA CIDADE é um primeiro passo para a solidificação de um circuito de ilustração local, com perspectivas de profissionalização e desenvolvimento de novas mostras. A abertura será na noite do dia 21, mas a mostra continuará aberta à visitação durante todo o dia e noite dos dias 22 e 23. (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada. Neste dia, o Buteco conta com a participação do grupo ENCANTOS (Iporá). O palco permenecerá aberto durante a noite (Coopercoisas)

SEXTA-FEIRA – 22 DE NOVEMBRO
13:00 – CIRANDA – brincadeiras tradicionais, uma tarde para as crianças conhecerem ou reviverem as brincadeiras tradicionais de nossa cultura, a exemplo da amarelinha, queimada e bolinha de gude. Durante o evento, também haverá contação de estórias com Glorinha Fulustreka, da Ciranda da Arte (Goiânia). O evento tem vagas limitadas. Para participar, basta retirar o convite gratuito na Coopercoisas, durante a GIRA DA CIDADE.
Todo o dia e noite – DESENHOS DA CIDADE – ilustrações de artistas locais (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada. O Buteco da Gira nesta sexta-feira será dedicado a bons encontros e reencontros. O palco aberto começa com o grupo FLOR DO LAGO. O grupo que já agitou a cena cultural local por muitos anos, se junta à GIRA DA CIDADE para receber a comunidade e os amigos da música e de outras artes. (Coopercoisas)

SÁBADO – 23 DE NOVEMBRO
17:00 – PROSA CULTURAL – o evento propõe o encontro da comunidade e agentes culturais locais para pensarmos a preservação e promoção do Patrimônio Histórico do Oeste Goiano. Serão apresentadas alguns projetos e discutidas soluções para que nossa cultura ocupe o devido lugar no cotidiano da cidade e no desenho de nossas políticas públicas locais. (Coopercoisas)
20:00 – LUAU DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA – no último sábado de nossa temporada mais de 40 artistas sobem ao palco do LUAU DO GIRA! O luau terá os shows e pocket-shows de Coró de Pau (Goiânia), Chico Filho (Formosa), Edvânia Cândida (Iporá) e Neivan Muniz (Iporá). As artes cênicas ficam por conta Lucas Wellinton e Silvânia Oliveira, com a direção de Renato Castro (todos de Iporá). Na dança, teremos Daya Gomes, Regiane Cristina e Roseli de Assis (todas de Iporá). Teremos também os números de ilusionismo com o Mágico Tay (Iporá) e manifestações de cultura popular com os Catireiros do Pé Quente (Diorama).
Todo o dia e noite – DESENHOS DA CIDADE – ilustrações de artistas locais (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
18:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada (Coopercoisas)

DOMINGO – 23 DE NOVEMBRO
12:00 – ALMOÇO REGIONAL – na ressaca da temporada, para lembrarmos os fatos e sensações, para nos despedirmos e prometermos um até logo pra segunda temporada do GIRA FESTIVAL DE ARTE, em 2014, ofereceremos um delicioso almoço regional. O almoço é também uma das iniciativas dos colaboradores da GIRA DA CIDADE para captarem recursos financeiros para o pagamento das despesas dos eventos. Tudo isso ao som da legítima moda de viola!
Todo o dia – DESENHOS DA CIDADE – ilustrações de artistas locais (Coopercoisas)
12:00 – VITROLA – o programa da GIRA DA CIDADE (Nova Onda – 87,9 FM)
12:00 – BUTECO DA GIRA – o ponto de encontro da temporada. (Coopercoisas)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial
WhatsApp-Image-2024-02-02-at-13.45
Historiador Renã Dhieiby lança livro sobre o povoamento desta região
antonio-serafim-neto-sabia
Antônio Serafim Neto publica o seu segundo livro
WhatsApp-Image-2024-01-17-at-10.37
Acafi procura imprensa: gestão desviou a verba da obra da sua sede
WhatsApp-Image-2024-01-15-at-15.48
Recursos aos artistas teria sido desviado pelo prefeito afastado
WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial
WhatsApp-Image-2024-02-02-at-13.45
Historiador Renã Dhieiby lança livro sobre o povoamento desta região
antonio-serafim-neto-sabia
Antônio Serafim Neto publica o seu segundo livro
WhatsApp-Image-2024-01-17-at-10.37
Acafi procura imprensa: gestão desviou a verba da obra da sua sede
WhatsApp-Image-2024-01-15-at-15.48
Recursos aos artistas teria sido desviado pelo prefeito afastado