Historiador Renã Dhieiby obtém documentos esclarecedores da História de Iporá

30/07/2021
rena-dhieiby-nascimento30072021.jpg

Renã Dhieiby: Paixão pela história, viagens e busca de documentos

Depois de muitos estudos e viagens, além de meses de pesquisas em arquivos atualmente digitalizados, o jovem Renã Dhieiby do Nascimento está trazendo informações novas para a história de Iporá e que vão passar a ser objeto de publicações na imprensa e, posteriormente, possivelmente em um livro. 


Renã Dhieiby  tem paixão pela História, disciplina pela qual se formou pela UEG/UnU-Iporá, em 2007. Em seguida,  Mestrado (2013) e Doutorado (2016) pelo SETEB (Mossoró/RN). 


O jovem estudioso da história desta terra nasceu em 13 de janeiro de 1986 na cidade de Iporá/GO. Filho caçula de José Mauro do Nascimento (família natural de Pernambuco) e de Izamildes Maria de Jesus Nascimento (família natural de Minas Gerais). É casado com Weslainy Nikeli, e pai de Emanuely (8 anos) e de Davi Lucas (6 anos). É membro da Igreja Assembleia de Deus (Ministério de Madureira) no Jardim Novo Horizonte I - Iporá/GO. É ainda professor teológico. Segundo ele, seu trabalho que já vem sendo feito desde alguns anos, visa contribuir para uma releitura dos fatos históricos regionais e preenchimento das lacunas historiográficas do antigo Distrito do Rio Claro.  Segundo ainda o historiador, a digitalização de documentos pela Biblioteca Nacional e mais textos de reportagens da imprensa goiana dos séculos XIX e XX e que agora estão digitalizados, permitem novas informações sobre a História de Iporá. Acrescenta que, se por um lado agora, felizmente, existem novas fontes de pesquisa, por outro lado isto não é fácil de se acessar rapidamente. Por isso, tem dedicado os recentes anos de sua vida a buscar pacientemente esses textos digitalizados e que estão na internet, além de viagens que já fez a cidade de Goiás e até no Rio de Janeiro, antiga capital brasileira e onde tem também fontes de pesquisa da História de Iporá. Ele friza que nem tudo está ainda digitalizado, o que demanda busca in loco por documentos.


Renã Dhieiby, em conversa com a reportagem do Oeste Goiano, disse que seus textos estão disponíveis para publicação, com objetivo de elucidar questões históricas desta terra. Nesse sentido, nesta próxima segunda-feira, 2, será publicado um primeiro texto do historiador e que versa sobre as origens de Iporá a partir do Comércio Velho (Distrito do Rio Claro), nas margens do rio do mesmo nome. No texto, a ser publicado como artigo, ele mostra documentos que encontrou na internet sobre o antigo povoado e até dados estatísticos sobre aquela comunidade da qual se originou Iporá. Confiram.

O que achou dessa Notícia?
115 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • Cleiton Gordoidao 30/07/2021

    Estamos no aguardo dos textos

Comente