Inaugurada a Galeria do Grafite em Iporá

26/07/2022
galeria-do-grafite26072022.jpg

No último sábado, 23 de julho, foi inaugurada a Galeria do Grafite, na Toca. Os muros do espaço cultural foram reformados e receberam o trabalho artístico dos grafiteiros Nego X, de Iporá, e Didi Colado, de Brasília. A Galeria ganhou também contribuições de participantes de uma oficina de Grafite promovida pela Toca. Trabalhos artísticos que se somam ao já conhecido grafite da fachada da Toca, de Renato Moll, de Brasília, e à grande mandala pintada recentemente no asfalto em frente à Toca pelo artista plástico Miro Souza, de Iporá. A Galeria do Grafite foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc e prepara o caminho para o Slam da Resistência, evento que acontecerá em setembro no espaço cultural - mais informações no Instagram @tocaenergiacriativa.


Nego X tem empreendido seu trabalho artístico nas ruas e outros espaços públicos e privados de Iporá nos últimos anos. Por meio da Passa Produções, Nego X e outros artistas de Iporá têm fortalecido continuamente a cena Hip Hop da cidade. Empreendimento que agora se fortalece com a parceria com a Toca. 


Didi Colado, convidada para a inauguração da Galeria do Grafite, é grafiteira há 8 anos, com diversos trabalhos realizados em Brasília e outras cidades do país, uma experiência que foi compartilhada com os participantes da oficina de grafite. Artista em um meio ainda muito masculinizado, Didi inspirou mulheres e homens por sua passagem por Iporá, incentivando os artistas locais a persistirem nesse caminho de expressão e profissionalização. 


Na oficina mediada por Nego X e Didi Colado, os participantes puderem aprender técnicas de desenho e de manuseio do spray, uma ferramenta essencial para o Grafite e que exige atenção especial, pois difere muito de outros instrumentos das artes visuais, como lápis, pincel ou caneta. O trabalho final dos participantes foi a pintura de um painel no estilo sopa de letras em um dos muros da Galeria. O resultado foi surpreendente e permanece agora compondo o ambiente da Toca.


A noite de inauguração da Galeria do Grafite contou também com uma batalha de rima com Mc's da Batalha do Pôr do Sol, de Iporá, e uma edição do Sofá da Toca, o podcast do espaço cultural que entrevistou os grafiteiros.  


A comunidade é convidada a conhecer a Galeria do Grafite na Toca, que está localizada na esquina da Av. Minas Gerais com a Rua Joaquim Lucas, no Centro de Iporá. A Toca é aberta durante os eventos de sua agenda cultural. Além dos dias de evento, o espaço cultural funciona de segunda à sexta das 13h às 19h.

O que achou dessa Notícia?
15 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente