Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Iporaense organiza Concurso Literário Henrique José de Souza

Mauro Leslie Alves Mariano, poeta iporaense e ligado ao Movimento de Eubiose está na organização de um concurso de poesia que leva o nome de Henrique José de Souza. Há boa premiação em dinheiro e os trabalhos podem ser entregues até dia 15 de julho.

Veja mais:

POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA É INCENTIVADA EM CONCURSO LITERÁRIO

Concurso Literário Henrique José de Souza premiará melhores poesias em língua portuguesa e divulga o nome deste professor, pensador e filósofo do século XX.

Os poetas brasileiros e de países de língua portuguesa terão mais uma forma de divulgar suas composições: através do Concurso Literário Henrique José de Souza – Nova Xavantina – MT – Brasil. A primeira edição é promovida pelo Instituto Brasileiro de Ação e Cidadania, o i-cultural.br.
O concurso literário tem como objetivo abrir um espaço para produções literárias em diversas categorias como: Poesia, Dissertação, Recital de Poema, Biografia Resumida, e também na cultura indígena, através do Conto para as etnias Xavantes e Carajás. Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 15 de julho (terça-feira) pelo correio para Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania sito a Rua Professor Henrique José de Souza, 383, Centro CEP 78600-000 Nova Xavantina – MT ou pelo site www.concursoliterariohjs.com.br.

A categoria “Poesia” destina-se a escritores profissionais ou amadores tanto nacionais como de outros países de língua portuguesa. Com o tema livre, qualquer poeta pode enviar sua obra para apreciação. A intenção do tema livre é proporcionar a liberdade de expressão ao poeta e fazer com que os vencedores tenham reconhecimento e publicação em antologia poética a ser impressa.

Essa categoria conta com a maior premiação, R$ 10 mil para o primeiro colocado. Desta forma, o objetivo é atrair o maior número de poetas amadores e profissionais nesta participação.

A categoria “Redação” é voltada aos alunos do 9º Ano ao 3º do Ensino Médio. Com o tema “Miscigenação na América do Sul”, os estudantes terão que desenvolver uma dissertação sobre o tema onde a abordagem da troca cultural de diversas raças deve ser feita de forma inovadora e criativa.

Por ser o mesmo padrão de redação exigido no ENEM e a grande maioria dos vestibulares do país, a participação é uma excelente forma de ‘treinar’ para os vestibulares e ter sua redação corrigida.

Já a categoria “Recital de Poesia” foi desenvolvida especialmente para algumas cidades do Vale do Araguaia, no Mato Grosso. Com o tema “Minha Cidade”, qualquer nascido ou residente das cidades Canarana, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Barra do Garças, Água Boa, Campinápolis e Nova Xavantina poderá escrever uma obra poética sobre sua cidade. As melhores produções serão pré-selecionadas até 22 de julho (terça-feira) e seus autores (ou representantes) recitarão suas obras na data da Premiação, onde uma obra de cada cidade será escolhida.

A categoria “Conto” é destinada aos índios Xavantes e Carajás que em língua nativa produzirão textos originais ou tradicionais sobre suas culturas. O objetivo desta categoria é incentivar o emprego da língua indígena e preservar a cultura e tradições dessas etnias. Cada etnia terá uma premiação.
A última categoria, “Biografia Resumida”, é destinada aos membros da Sociedade Brasileira de Eubiose. Os candidatos terão que escrever uma biografia resumida com aspectos da vida pública de seu fundador: Henrique José de Souza.

O resultado final do I Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza será publicado no dia 22 de julho (terça-feira) pelo site www.concursoliterariohjs.com.br, exceto a categoria Recital de Poesias, cujo resultado será divulgado em 9 (nove) de agosto (sexta-feira), data em que acontecerá a premiação na cidade de Nova Xavantina, em Mato Grosso.

Nesta ocasião, será realizado um show de Almir Sater para abrilhantar o evento.

A premiação oferecida será de notebook, tablet, viagem ou prêmios em dinheiros, de acordo com cada categoria.

Acesse também:
https://www.facebook.com/iculturalbr

Mais informações:
imprensa@concursoliterariohjs.com.br
Jornalista: Bruno Pedroni – brunorop@gmail.com
Ana Maria Muniz: anamunizz@yahoo.com.br
Tel (11): 3213-8136/ 96763-3273

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

livro-do-jose-ailton
Pastor José Aílton lança livro de poesias em culto no próximo domingo
capa-teeee
Obra de Miro Souza é doada em evento da Escola Israel Amorim
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-18.31
Artistas são chamados para Conferência de Cultura nesta quarta-feira
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-06.17
A partir de hoje tem mostra gratuita de cinema no IF Goiano
WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial
livro-do-jose-ailton
Pastor José Aílton lança livro de poesias em culto no próximo domingo
capa-teeee
Obra de Miro Souza é doada em evento da Escola Israel Amorim
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-18.31
Artistas são chamados para Conferência de Cultura nesta quarta-feira
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-06.17
A partir de hoje tem mostra gratuita de cinema no IF Goiano
WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial