Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Estudo aborda o potencial de energia fotovoltaica na região de Iporá

O potencial de geração de energia fotovoltaica na cidade de Iporá é assunto publicado no site do Campus de Iporá do IF Goiano. Uma pesquisa desenvolvida no Campus analisa utilização de energia fotovoltaica na região.

Quem está a frente é a Profª Dra. Vanessa Ponciano. Segue texto do site do IF Goiano: 

O estado de Goiás está inserido no “cinturão do sol”, ou seja, nesta região há grande oferta de energia solar, tanto pela sua latitude quanto pelas condições climáticas. Quando analisamos a região de Iporá não é diferente, além da latitude favorável, nossa cidade possui uma estação seca que favorece a geração de energia fotovoltaica (FV), visto que a nebulosidade é um dos fatores que mais influenciam na geração dessa energia. Em um estudo realizado pelo IF Goiano campus Iporá, observou-se que a energia disponível em Iporá é de 1.750 kWh/m²/ano, a Alemanha, que é o país com maior geração de energia FV per capita no mundo, possui nos locais mais favoráveis do território, uma oferta de energia em torno de 1.300 kWh/m²/ano. Então, a pergunta que se faz é: Por que ainda investimos tão pouco em energia FV se temos abundância de energia solar disponível? 

Entre os motivos do baixo investimento na energia FV, pode-se destacar a falta de conhecimento da população sobre esse tipo de tecnologia e a carência de mão de obra especializada para instalação e manutenção do sistema. Nesse contexto, o IF Goiano campus Iporá sob coordenação da prof. Dra. Vanessa Grah Ponciano, juntamente com uma equipe composta por 9 alunos do curso de Agronomia, 2 pesquisadores externos (Universidade Federal de Santa Maria e Faculdade de Iporá) e 2 pesquisadores do campus Iporá; vem desenvolvimento um projeto de pesquisa que tem como objetivo avaliar o potencial de geração de energia fotovoltaica na cidade de Iporá-GO, para utilização dessa energia em sistemas de bombeamento de água destinada a irrigação localizada. O projeto foi submetido no edital n°3/2015 e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (n° do processo 201910267000133) com recursos na ordem de R$ 50.000,00. Na área de aproximadamente 1000 m² estão instalados 4 geradores FV, duas bombas solares (1 submersa e 1 de superfície), um reservatório de água de 10000 L para a irrigação e um sistema de irrigação por gotejamento. Em 2020/2021 foram cultivadas as culturas da abóbora cabotiá, quiabo e melancia. Os alunos do curso de agronomia, sob orientação dos pesquisadores, instalaram os equipamentos para geração de energia fotovoltaica, o sistema de bombeamento e de irrigação. Além disso, os alunos têm conduzido as culturas e o manejo da água na irrigação localizada. 

Entre os resultados esperados, deseja-se demonstrar para o agricultor da região de Iporá que a tecnologia fotovoltaica é uma alternativa técnica e financeiramente viável e que sistemas de irrigação localizada podem ser utilizados na estação da seca, pois apresentam menor gasto de água e energia. Além disso, por meio dos alunos envolvidos, acredita-se que será formada mão de obra técnica e especializada tanto no dimensionamento quanto na manutenção de sistemas de bombeamento de água para sistemas de irrigação. 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas