Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Passaporte Equestre foi marca da vinda de Caiado no evento

Durante a programação de abertura do 14º Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá, o governador Ronaldo Caiado Caiado lançou o Passaporte Equestre. Graças à tecnologia, o documento dispensa a emissão de nota fiscal no trânsito de equinos, asininos e muares. A iniciativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Secretaria da Economia e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), garantirá agilidade, menos burocracia e maior economia para o equideocultor. 

Em pronunciamento pouco antes do desfile de animais em Iporá, o governador falou da importância do Passaporte, que foi criado pela Lei 20.947/2020, de autoria do deputado Amauri Ribeiro. Ele enalteceu todo o empenho dos órgãos do Governo Estadual com adoção de medidas que consolidam a emissão do documento eletrônico que vai facilitar a vida dos equideocultores. A lei foi regulamentada pelo Decreto Estadual nº 10.070/2022. Tratou-se de medida importante para todo segmento no Estado e que foi algo marcante da vinda de Caiado à Iporá. 

“Minha mula Estrela já está chipada e, com isso, pode transitar sem a necessidade de repetir exames”, disse Caiado. Como explica o governador, antes, a repetição dos exames onerava muito os produtores e era um dos empecilhos para o fluxo de animais nos tradicionais eventos do ramo em Goiás. “A partir de hoje, poderemos conduzir nossos animais com uma única guia”, comemorou o deputado estadual Amauri Ribeiro, autor do projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

Vantagens

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destacou as parcerias firmadas com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Secretaria da Economia para garantir a implementação do Passaporte Equestre. “Todos os criadores e proprietários de equídeos que fizerem uso do Passaporte vão ser beneficiados, principalmente aqueles que participam com mais frequência dos eventos equestres como cavalgadas, rodeios, exposições, leilões e provas equestres”, enfatizou.

Conforme José Essado, uma medida fundamental também foi edição da Instrução Normativa Conjunta da Seapa-Goiás e Agrodefesa, que ampliou o prazo de validade dos exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo de 60 para 180 dias. “Quem utiliza GTA atualmente paga em torno de R$ 15,00 por emissão da guia e precisa de um documento novo a cada movimentação. Já quem usar o Passaporte Equestre vai pagar uma taxa anual de R$ 60,00 e ainda ficará dispensado de apresentar a nota fiscal do animal”, explicou José Essado.

Encontro de Muladeiros

O 14º Encontro Nacional de Muladeiros de Iporá é organizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) com apoio da prefeitura de Iporá conta com atrações culturais, artísticas e exposição de muares, que participaram de provas de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea. A 14ª edição do encontro seria realizada no mês de janeiro, mas foi adiada devido ao avanço dos números da Covid-19 em Goiás. Em cinco dias de programação, o cálculo foi de que mais de 10 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições. O evento reuniu muladeiros de vários municípios goianos e de outros Estados.

O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, disse que acompanhou Caiado na decisão de adiar a festa, com apoio da Amog. “Agora, graças a Deus, nossos amigos estão todos presentes novamente”, comemorou o prefeito. O presidente da Amog, Davi Melo, completou: “Agora é hora de curtir essa festa”. Na ocasião, Melo convidou Caiado para ser o imperador da 15ª edição do encontro, de 24 a 29 de janeiro de 2023, cargo que o governador aceitou “com muito gosto”.

Também participaram do Encontro o superintendente do Ministério da Agricultura em Goiás, José Eduardo França; o secretário Tiago Mendonça (Seapa); o ex-deputado Daniel Vilela; o senador Luiz do Carmo; os deputados federais José Mário Schreiner e Adriano do Baldy; os deputados estaduais Rafael Gouveia, Francisco Oliveira e Doutor Antônio. Ainda estiveram presentes o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales, da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, da Agrodefesa, José Essado; o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Godinho; padre Melquíades e o presidente do Sindicato Rural de Iporá, Nilton Pereira. 

Secretaria de Comunicação — Governo de Goiás, Comunicação Setorial da Agrodefesa

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas