Descontentes com salários professores anunciam intenção de fazer greve

05/05/2022
greve-de-professores05052022.jpg

Em Jaupaci, os professores da rede municipal de educação estão planejando a realização de uma greve, tendo em vista descontentamento com salários.  Um dia de paralização já foi feito na segunda-feira passada, dia 2. 


Os professores reivindicam o cumprimento do piso salarial do magistério, que não é pago desde janeiro, no município. Na segunda-feira, os professores fizeram uma carreata de conscientização e esclarecimento da população sobre o motivo da paralização e a necessidade da valorização do professor através do cumprimento da Lei 11.738 de 2008, do Piso Nacional do Magistério, com aumento de 33,24% para o ano de 2022. 


Os professores da rede municipal de Jaupaci finalizaram o dia com uma conversa harmoniosa e esclarecedora na Câmara Municipal, com a presença dos professores que participaram da carreata, representantes do SINTEGO e presença de 8 dos 9 vereadores por Jaupaci.


A maioria dos municípios da Regional de Iporá já  adequaram os salários dos profissionais do magistério e Jaupaci continua com o menor vencimento, mesmo depois de 2 (duas) reuniões do SINTEGO, sendo uma junto ao prefeito e outra a Secretaria Municipal de Educação.


A reportagem do Oeste Goiano falou com o prefeito Laerte Dourado sobre a reivindicação dos professores. Ele afirma que está sendo encaminhado para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que concede um reajuste de  16,26%. Ainda segundo o prefeito, com um reajuste nesse montante o município passa a cumprir a Lei do Piso da Educação. 


Joelton Oliveira, um dos que lideram o movimento de professores, discorda dessa oferta de reajuste.  Pelos cálculos dos educadores, o reajuste teria que ser de 33,24% para o ano de 2022. No impasse, professores planejam uma greve que pode ter início nesta sexta-feira, 6. 

O que achou dessa Notícia?
8 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente