Professor da UEG Iporá esteve em evento no México

29/06/2022
ricardo-goncalves-professor29062022.jpg

Professor Ricardo Gonçalves: Participação a bem do conhecimento livre e como bem comum da humanidade

Entre os dias 7 e 10 de junho de 2022 o professor Ricardo Gonçalves, dos cursos de graduação (Unu-Iporá) e Mestrado (Campus Cora Coralina) em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG),  participou da “9ª Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais”, organizada pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Cidade do México.


Além da UEG, o professor Ricardo representou a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) no Evento do CLACSO em distintas atividades. A primeira delas foi a Mesa "Conflictos agrarios, agroecología y desarrollo rural", na qual apresentou resultados de pesquisas focadas no debate geográfico crítico do modelo de mineração no Brasil.


Outro espaço de participação do Prof. Ricardo no CLACSO foi a reunião com pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Trabalho “Pensamento Geográfico Crítico Latinoamericano”, que reúne geógrafas e geógrafos de países como Costa Rica, Peru, Argentina, Brasil, México e Equador.


Finalmente, destaca-se a participação do professor nas atividades do “Foro Latinoamericano sobre Evaluación Científica – FOLEC”, que teve como temática central “Evaluación académica en tiempos de ciencia abierta, inclusiva y relevante”. Neste espaço, o Prof. Ricardo coordenou a Mesa “Bibliodiversidad, multilingüismo y acceso abierto a los libros de Ciencias Sociales y Humanidades en América Latina y el Caribe: valoración en procesos de evaluación”, e estabeleceu contato com pesquisadoras e pesquisadores de distintos países e engajados(as) na defesa do conhecimento livre e como bem comum da humanidade.


Esse conjunto de atividades contribuem com os esforços no sentido de fortalecer a internacionalização de pesquisas e demais atividades acadêmicas executadas pelo professor e demais colegas na UEG. Ainda, fomenta as possibilidades de parcerias, mobilidades acadêmicas e aprendizados que fortalecem o trabalho de ensino e pesquisa realizado na Universidade.

O que achou dessa Notícia?
16 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente