UEG retoma aulas presenciais a partir do dia 8 de novembro

19/10/2021
ueg-ipora19102021.jpg

UEG publicou uma instrução sobre o retorno às atividades presenciais. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) tornou público nessa sexta-feira, 14, a Instrução Normativa nº 10/2021, que trata sobre o retorno gradual ao regime presencial das atividades acadêmicas. O documento determina que o retorno ao regime presencial ocorrerá gradualmente, a partir do dia 8 de novembro próximo, até o dia 15 de janeiro de 2022, respeitados os protocolos de biossegurança para retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino do estado de Goiás. 


De acordo com a IN, o retorno presencial gradual terá como prioridade as atividades práticas, como as laboratoriais, comunitárias, estágios supervisionados e práticas de campo, entre outras. Até o dia 15 de janeiro, os conteúdos essencialmente teóricos poderão ser realizados de forma presencial mediadas por tecnologias ou de forma remota.


Após essa data, todas as aulas deverão retornar ao fluxo presencial até a conclusão do semestre letivo, com exceção apenas das disciplinas previamente analisadas pelos Institutos Acadêmicos, que poderão ser realizadas na modalidade presencial mediada por tecnologia ou remota.


Ainda segundo o documento, alunos pertencentes ao grupo de risco poderão acompanhar as atividades de forma remota, desde que apresentem requerimento ao coordenador setorial do curso com documentos comprobatórios de sua condição, bem como comprovação vacinal contra covid-19.


Outros pontos de destaque da Instrução Normativa nº 10/2021:


Vacinação


Os discentes que tiverem completado os ciclos de vacinação, com 2 doses ou com dose única, não poderão permanecer nas atividades presenciais mediadas por tecnologias ou remota, com exceção dos que comprovem ser pertencentes ao grupo de risco.


O aluno que, por escolha própria, recusar-se a tomar vacina contra a covid-19 ou deliberadamente retardar a imunização, ou que mesmo já imunizado se sentir inseguro quanto ao retorno presencial, deverá orientar-se junto ao coordenador do curso para evitar a perda de sua vaga.


Sistema Fênix


Os lançamentos dos registros das atividades acadêmicas dos cursos de graduação da UEG, no Sistema Fênix, deverão seguir as datas/períodos constantes no Anexo Único da Instrução Normativa, já previstos no Calendário Acadêmico e no edital do Vestibular.


Matrículas


A partir do início do semestre letivo 2021/2, os discentes da graduação deverão, obrigatoriamente, realizar suas matrículas no seu câmpus/unidade universitária de origem.


A Pró-Reitoria de Graduação disponibilizará, no momento da matrícula, pesquisa acerca da situação de vacinação do discente, cujo não preenchimento impossibilitará sua efetuação.


Bibliotecas


O acesso às bibliotecas físicas da UEG nos câmpus/UnUs será exclusivo para o empréstimo e devolução do acervo. A utilização do espaço das bibliotecas para estudo deverá ser definida pelo coordenador do câmpus/UnU em conjunto com o(a) responsável pela biblioteca, seguindo o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás.


Biossegurança


Os protocolos de biossegurança a serem utilizados nas aulas presenciais e nas aulas práticas serão definidos pelos coordenadores de câmpus/UnU e coordenadores de curso, em parceria com os diretores de Institutos Acadêmicos, a partir do Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás.


Confira aqui o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás.


A IN poderá ser revista a qualquer momento, mediante orientações das autoridades sanitárias e do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás. Os casos omissos na IN serão analisados e deliberados pela Gestão Superior da Universidade.


(Comunicação Setorial|UEG)

O que achou dessa Notícia?
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente