Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Diorama festeja dia dos pais com apresentações artísticas

No dia de ontem, 9, os pais foram os astros do festivo dia em sua homenagem. Se reuniram com seus familiares e em especial com seus pais, no Salão Paroquial, dispondo todas as atenções e holofotes voltados para homenageá-los. Envolvido no tema família, a Secretária Nábia Cristina, organizou o evento embasado no valor da família e na formação integral de cada cidadão, embasando ainda na importância dos pais na construção do alicerce de valores familiares para edificação da sociedade.

O evento contou com uma participação especial de Hugo Caiapônia, criador do personagem Imbilino, um ermitão que vive no sertão de Caiapônia. O cineasta vem fazendo sucesso por onde passa. Hugo que foi a Diorama prestigiar um grupo de artistas de Iporá, que fez apresentação em comemoração aos dias dos pais, prometendo voltar em breve para que todos possam conhecer de perto as peripécias de Imbilino. A confraternização contou com animação do Grupo Teatral Ninho do Guaxo de Iporá, também esteve presentes os artistas o mágico Tairone, Taides Neta, Elizon, professor Jonas e professor Manoel, que foi organizador do movimento artístico apresentado no evento.

O Vice- Prefeito Valdu Reis (PT) esteve presente, o qual representou o prefeito Edson Ferreira, Edinho, (PMDB), que por motivos maiores não esteve presente, mas deixou um vídeo gravado parabenizando todos os pais presentes pelo seu dia. José Lemes (PMDB) marcou presença e representou todos os vereadores. Houve uma participação maciça da população, onde contou com a participação de mais de cem pais presentes. Foram distribuídos brindes, parte doado pelo comércio local para os pais participantes. Foi servido um jantar em comemoração ao dia.

O Prefeito Edinho deixa sua mensagem. “Pai, condutor do melhor laboratório criado por Deus: a família.” Parabenizamos todos os pais companheiros, que alicerçam bons valores em seus filhos; os pais heróis, que se agigantam para proteger o espaço e manter benéfico e harmonioso a estrutura de seu lar; os pais conselheiros que estão sempre presentes, atentos e amorosos, pedindo a Deus que o oriente na hora de aconselhar seus filhos; os pais amigos que apontam caminhos da honestidade e do bem. Feliz Dia dos Pais.

Como surgiu o Dia dos Pais

O dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes.

A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.

Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.

Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.

Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José.

A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.

Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.

O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.

Texto de Jussara de Barros, Pedagoga

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

auto-posto-goianao
Auto Posto Goianão será inaugurado nesta quarta com descontos
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
auto-posto-goianao
Auto Posto Goianão será inaugurado nesta quarta com descontos
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático