Esta é a semana da Festa do Pequi em Moiporá

14/06/2022
festa-do-pequi-no-oeste-goiano14062022.jpg

Embora não seja ocasião de colheita de pequi, realiza-se nesta semana a festa deste importante produto do extrativismo vegetal em Goiás. A conserva do pequi o faz presente na mesa o ano todo. Nesse propósito de enaltercer esse fruto tipicamente goiano e consumido o tempo todo, está sendo preparada a III Festa do Pequi, que será na cidade de Moiporá nos dias 17, 18 e 19 de Junho. Portanto, a partir da próxima sexta-feira. 


Haverá o dia em a gastronomia relacionada ao pequi vai estar em evidência. Mas a festa é diversificada em lazer e atividades esportivas. Na noite do dia 17/06, 13 (treze) garotas estarão disputando o título de Rainha do Pequi, Rainha da Cavalgada e Garota Simpatia. Haverá representantes das cidades de Moiporá, Ivolândia, São João da Paraúna, São Luís dos Montes Belos e Iporá. A Senhora Driele Mesquita é a coordenadora responsável pela realização do Concurso. 


No dia 18 de Junho, sábado, será oferecido um café da manhã para os Cavaleiros e Amazonas das equipes da 17ª Cavalgada de Moiporá e da II Cavalgada do Pequi. A noite haverá um grande show com os cantores sertanejos Teodoro e Sampaio. A Comitiva do Pequi será organizada e coordenada pelos Cavaleiros Dirim, Carmo Freitas, Max Freitas e José Roque. 


Domingo, dia 19/06/22, será oferecido um café da manhã para os participantes do II Rachão do Pequi - MTB, que será coordenado pelo ciclista Devaldo e I Bicicross Infantil de Moiporá.


 A partir das 11hs será apresentação de comidas típicas, doces, licores, bolos da região, tendo como principais ingredientes o Pequi. Haverá shows com várias duplas, como Maguy Queiroz e João Mendes (Ivolândia), Dupla Sertaneja Mineira DIVINO E DONIZETE, Henrique e Kleber (Iporá). O artista Bolinha também fará uma apresentação especial. 


A festa do pequi foi criada em 2019 pelo produtor rural Aparecido Correia de Almeida, mais conhecido como Coronel Almeida, da reserva remunerada da gloriosa PMGO. As duas primeiras edições da festa aconteceram no Grupinho das Cabaças, na região da Bagagem. 


Coronel Almeida, criador da festa, ressalta que o evento está sendo apoiado pelo prefeito Zé Wilson e a Primeira Dama, juntamente com toda equipe da Prefeitura Municipal de Moiporá.


O que achou dessa Notícia?
9 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente