Festa do Pequi cumpriu objetivo de valorizar produto tipicamente goiano

21/06/2022
festa-do-pequi-moipora-go21062022.jpg

A Festa do Pequi, em sua terceira edição, aconteceu em Moiporá com uma vasta programação e na qual se cumpriu o objetivo proposto de colocar em evidência esse saboroso produto do extrativismo vegetal.  É em Goiás e na região do Oeste Goiano onde se tem o produto ainda em larga escala.

Ciente da grandeza e importância do pequi, o produtor rural Aparecido Correia de Almeida, o Coronel Almeida, juntou-se a parceiros e tem feito acontecer a grandiosa festa. 


Nesta ano, a Festa do Pequi ocorreu às margens do lago da cidade de Moiporá, onde foram instaladas bandeiras gigantes do Brasil, Estado e do Município e montada a estrutura de evento.


No dia 17/06, sexta-feira, a partir das 20hs, foi realizado o concurso das rainhas do pequi e da cavalgada e a garota simpatia, sob a coordenação de Driele Mesquita. Os jurados, escolheram Maria Fernanda, 16 anos, de Ivolândia, como a Rainha do Pequi; Tálita Cássia, 19 anos, de Moiporá, como a Rainha da Cavalgada e Débora Duarte, 24 anos, de São Luís de Montes Belos, como a Garota Simpatia. Os principais patrocinadores do evento foram as lojas Nova Casa Silva (Materiais de Construção), de Iporá e a Four One Two 412 (Vestuário). Após o concurso aconteceu o Show com a Banda Koyote Luxuria.


No dia 18/06, sábado, o dia começou com café da manhã no Distrito de Messianópolis para Cavaleiros e Amazonas da 17ª Cavalgada de Moiporá. O Prefeito Zé Wilson compareceu ao local onde recepcionou convidados e autoridades, dentre eles, o Deputado Federal Adriano do Baldy. A Comitiva do Pequi marcou presença na cavalgada. As Rainhas da Cavalgada, do Pequi e a Garota Simpatia também compareceram ao evento. A Agrossal de São Luís de Montes Belos, contribuiu com um Arreio, que foi sorteado entre os membros da Comitiva do Pequi.


O auge da III Festa do Pequi, aconteceu no Domingo, dia 19 de Junho, onde logo de manhã foi oferecido um café da manhã para os participantes do II Rachão do Pequi, que competiram em uma dura pista de 48 km. A dupla mineira Divino e Donizete, animou o grande público presente e, ainda, sorteou uma viola entre os presentes. As duplas locais: Maguy e João Mendes, Henrique e Kleber marcaram presença na festa.


No domingo, foi dia de resgate e apresentação de comidas típicas à base de pequi, tais como: Arroz com guariroba e pequi, Arroz com frango e Pequi (Equipe do Osvaldo e Vicente - Ivolândia); Pizza de Pequi (Eva Nunes - Moiporá); Paçoca de Pequi e de Rapadura (Vânia e Divino de Almeida - Iporá); Licor de Pequi (Sebastiana Viana - Ivolândia).


Os organizadores manifestaram agradecimentos especiais para os principais apoiadores do evento foram a Prefeitura Municipal de Moiporá (Shows e suporte em geral), APBM.GO - Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Goiás e Águia Proteção (Brindes Canecas), Valéria Mariano (TV AMOG), Chiquinho Leandro (Segurança Privada); Sicoob Credi Rural (Camisetas).


O idealizador da Festa do Pequi, Coronel Almeida, afirmou que o evento superou as expectativas, ressaltando que havia convidados presentes de dezenas de cidades como Iporá, Ivolândia, Aurilândia, Cachoeira, São Luís dos Montes Belos, Diorama, Jaupaci, Montes Claros, Aragarças, Goiânia, Brasília, dentre outras.

O que achou dessa Notícia?
17 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente