BIOMA CERRADO: De redações em escolas ao plantio de mudas no cerrado goiano

22/09/2021
regiane-candido-mudas23092021.jpg

A  Secretaria de Estado da Educação - Seduc, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais/Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, juntamente com todas as Coordenações Regionais de Educação do Estado de Goiás desenvolveu nos meses de agosto e setembro de 2021,  o Projeto Seduc Cerrado, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.


Essa ação presente em Iporá e muitos municípios goianos teve vários parceiros. São eles: ALEGO, Companhia Saneamento de Goiás S/A - SANEAGO, Ministério Público do Estado de Goiás - MP/GO, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado - SABC, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Goiás - UNDIME/GO e Entidades da Sociedade Civil Organizada.


O Projeto teve como foco central o Bioma Cerrado, com propostas de ações pedagógicas, quanto a importância, preservação e conservação, pautado na conscientização e sensibilização sobre o Cerrado. Incluiu a produção de redações (dissertações) feitas por alunos em escolas estaduais, a partir da discussão do tema: Consumo Consciente de Recursos Hídricos e Energéticos no Cerrado e o plantio de, aproximadamente, 15 (quinze) mil mudas de árvores do cerrado no território goiano. 


A Coordenação Regional de Educação de Iporá contou com parceria das Secretarias Municipais do Meio Ambiente dos oito municípios jurisdicionados, o que engrandeceu ainda mais o projeto.


Na Regional sediada em Iporá a redação da estudante Emily Iukari Soma Hamano, da Escola Estadual Edmo Teixeira, foi selecionada e a mesma ganhou o título de Embaixadora do Cerrado. Sua redação irá compor o E-book Seduc Cerrado.


No dia 21/09 (dia da árvore) foi realizado o plantio das mudas pelas Unidades Escolares de todo o Estado e a aluna Emily esteve na SEDUC juntamente com a Coordenadora Regional de Educação de Iporá Professora Regiane Cândido e a Professa da Escola Estadual Edmo Teixeira Professora Elizabeth Maria Rocha e Silva realizando o plantio das mudas no Parque Leolídio di Ramos Caiado juntamente com os demais 39 embaixadores .


A Coordenadora Regional de Educação Professora Regiane Cândido parabeniza o nosso governador Ronaldo  Caiado pela ação de integração entre as secretarias para um movimento coletivo em prol da manutenção  do nosso bioma. Parabeniza também a professora Elizabeth e à nossa aluna pelo trabalho desenvolvido para participação no festival de redações tanto de mobilização como pesquisas e a escrita do texto.


A coordenadora de educação agradece os diretores e toda equipe escolar pelo envolvimento e comprometimento com esse movimento e ações futuras de cuidado para o crescimento dessas mudas.

O que achou dessa Notícia?
8 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente