Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Cogitada águas do Ribeirão Santa Marta para abastecer cidade de Iporá

Dérick Martins é observador dos problemas ambientais, com apontamento de soluções

Quem defendeu a tese de doutorado foi o Iporaense Derick Martins, que é técnico ambiental efetivo do Estado de Goiás. Ele recebeu o título de Doutor em Geografia no mês de abril de 2021, pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O problema encontrado para realização da tese foi a escassez hídrica para abastecimento público da cidade de Iporá-GO, conforme os recorrentes episódios de insuficiência hídrica registrados no Ribeirão Santo Antônio, que é a única fonte de abastecimento de água da cidade. Sendo assim, verificou a possibilidade de prospecção e avaliação de outro manancial, para servir de fonte complementar para captação de água em cenários futuros.

Em sua tese de doutorado ele propôs uma metodologia de avaliação e definição de fontes superficiais de abastecimento público, tendo como estudo de caso a análise comparativa entre duas bacias hidrográficas, a alta Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio (BHRSA) e a alta Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santa Marta (BHRSM), que pode ser fonte complementar ao abastecimento público.

Foi estipulada a hipótese de que a alta Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santa Marta (BHRSM), por possuir área maior que a vizinha BHRSA, possua uma disponibilidade hídrica superficial maior, podendo ser fonte complementar para o abastecimento da cidade de Iporá.

Para compor a proposta metodológica, primeiramente foi feita a caracterização climática do município de Iporá, tendo como base de dados a série histórica de precipitação, temperatura e elaboração do balanço hídrico climatológico. 

Também foi feita a avaliação da disponibilidade e demanda hídrica do sistema de abastecimento público da cidade de Iporá, tendo como base de dados a disponibilidade hídrica do Ribeirão Santo Antônio representado pelas medições das vazões e a demanda hídrica da cidade, representada pela captação de água no manancial para consumo da população. 

Foi apresentado um estudo de análise das vazões de permanência e outorgáveis dos Ribeirões Santo Antônio e Santa Marta, e feita comparação com medidas de vazão realizadas nos ribeirões, desta forma, verificando qual possui maior vazão de estiagem.

Foram feitos mapeamentos dos solos, relevo, geologia, hidrogeologia, uso e cobertura da terra de forma comparativa entre ambas bacias, para dar subsídios na avaliação das influências desses aspectos na disponibilidade hídrica superficial das bacias.

A análise sistêmica dos aspectos físicos e antrópicos evidenciou uma maior propensão ao escoamento superficial das águas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santa Marta, proporcionando vazões caudalosas em período chuvoso e vazões reduzidas em períodos de estiagem, assim como verificado menor vazão de estiagem medida no Ribeirão Santa Marta.

A análise integrada demonstra que por mais que a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santa Marta possua mais que o dobro da área da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, ela possui características físicas e antrópicas que não a tornaria sozinha, uma fonte suficiente para assegurar o abastecimento hídrico da cidade. Sendo assim, a Saneago fez uma boa escolha no passado, ao adotar o Ribeirão Santo Antônio como fonte fornecedora, que é uma melhor fonte de fornecimento de água também devido sua área estar toda inserida no município de Iporá, o que facilita sua gestão.

A hipótese de que o Ribeirão Santa Marta possuiria uma vazão de estiagem maior não foi confirmada. Foi encontrada maior vazão no Ribeirão Santo Antônio, mesmo essa possuindo metade da área da outra bacia.

Todavia, o Ribeirão Santa Marta pode servir de fonte complementar para auxiliar no fornecimento de água para o abastecimento público da cidade de Iporá, visto que o Ribeirão Santo Antônio se encontra sobre-explotado, e não está sendo suficiente para abastecer a cidade e manter vazão remanescente a jusante.

O estudo evidencia que é necessário implementar o planejamento ambiental e a gestão hídrica das bacias hidrográficas, sobretudo de forma imediata na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, além de servir de base para outros trabalhos locais e de outras regiões, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e, por conseguinte, para garantir o abastecimento público e outros usos múltiplos.

A tese completa pode ser baixada gratuitamente no link: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11323 

Sobre o autor: Derick é Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência e atua nas áreas de Geomorfologia, Pedologia, Geotecnologias, Recursos Hídricos, Análise Ambiental Integrada, Prospecção Mineral e Geológica, Prospecção e Mapeamento de Atrativos Turísticos Naturais. Atualmente trabalha como Técnico Ambiental efetivo na Universidade Estadual de Goiás.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos