Visita de Delegação proveniente de Burkina Faso, da Embaixadora do Burkina no Brasil e seus colaboradores cria expectativa para exportação de pescados da região do Oeste Goiano

02/10/2021
burkina-faso02102021.jpg

Brasileiros em recepção aos de Burkina Faso, na expectativa de negociações futuras na área de pescado

Assim como programado, a visita proveniente do Burkina Faso e de sua Embaixadora residente em Brasília  à região do Oeste Goiano ocorreu com êxito e até com expectativa para investimentos futuros. A piscicultura esteve em pauta, com visita na bacia do Rio Caiapó, onde este segmento produtivo já é uma realidade. Compartilhou-se muita satisfação, tanto entre visitantes quanto entre os que recepcionaram.


Foi na quinta-feira passada, 30 de setembro de 2021, quando estiveram na região uma missão oficial para finalidade de comércio exterior. Cientes de que a piscicultura da região de Iporá está em fase emergente, chamando a atenção para além da fronteira do Estado, surgiu o interesse da visita, articulado em bastidores de Brasília, por meio de José Araújo, investidor. Quem chefiou a visita foi a Embaixadora no Brasil de Burkina Faso, país situado na África do Oeste, S.E. Senhora Aminata Sana Congo. 


Nesse dia de visita, ela esteve liderando a missão oficial proveniente do Burkina Faso, com prefeitos de algumas cidades do país dos Homens Íntegros e outras autoridades. Burkina Faso está estreitando relações comerciais com o Brasil para algumas mercadorias no segmento de alimentação. Uma destas é o pescado, que já é produto da região e ainda com projetos em expansão que vão incrementar ainda mais o segmento. 


Boas impressões deixadas


A reportagem do Oeste Goiano falou com os que recepcionaram os burquinenses. José Araújo e Ronivan Peixoto de Moraes Junior, que estão preparando um grande investimento de piscicultura na bacia do Rio Caiapó, mostraram-se satisfeitos com as conversações, frisando que os de Burkina Faso estão muito interessados e que estiveram na região prefeitos de cidades que possuem 500 mil e até de um milhão de habitantes, o que gera uma perspectiva de grandes negócios futuros. 


Sávio Gomes, que já é produtor de pescado na região, foi outro que recepcionou a delegação e a Embaixadora e os seus colaboradores. Disse que a visita foi um primeiro passo para um breve estreitamento de relações comerciais. Disse que pode haver negociações imediatas e parcerias para grandes comercializações no futuro. Os que recepcionaram o grupo disseram que na terra dos visitantes há uma carência por pescado e eles focam o Brasil para suprir isso, o que leva a crer que haverá o comércio exterior para este segmento. 


A delegação contou com três prefeitos de cidades de Burkina Faso, dentre eles o Senhor ZANGO T. Boniface prefeito da Comuna de Laye, Região de Kourwéogo, Região do Planalto Central uma segunda vice-prefeita e um secretário administrativo de cidade, além de outras autoridades da Embaixada no Brasil.


A visita da Comitiva de Burkina Faso em práticas de piscicultura em Goiás começou por Turvânia, onde conheceram um grande laboratório genético de alevinos. Depois seguiram para esta região, onde visitaram o frigorífico de peixes do empresário Sávio Gomes. Em seguida, foram conhecer os tanques de piscicultura na bacia do Rio Caiapó, também de propriedade do mesmo empresário, que é alguém que já exporta peixes. A visita terminou na propriedade de José Araújo e Ronivan Peixoto Júnior, em local onde está sendo preparado um grande investimento em piscicultura.


O projeto em andamento é no município de Ivolândia, que já teve apoio do ex-prefeito Fábio Seabra e tem apoio de Valdeson Júnior, atual prefeito. Ambos, ex-prefeito e atual gestor, estavam na recepção dos visitantes estrangeiros aos africanos. Inclusive, o atual prefeito foi homenageado pela embaixadora de Burkina Faso no Brasil.


O investidor José Araújo e a engenheira civil Rose Ferreira, juntamente com Ronivan e Janaína Abrão, ofereceram almoço aos ilustres visitantes. Também recepcionou a delegação com muito entusiasmo o empresário Ronivan Peixoto de Moraes Junior e sua esposa Janaína Abrão Chadude de Moraes, advogada.

O que achou dessa Notícia?
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente