Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Meio ambiente em sua data com lamentáveis fatos, mostra vereadora

Viviane tem formação de especialista em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e em Iporá tem atuando em projetos ambientais e na Câmara Municipal é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária

Este 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, é data marcada por momento de lamentáveis fatos na área. Em artigo, a vereadora em Iporá, Viviane Specian (PT), mostra que localmente e no Brasil o meio ambiente tem sérios problemas. No plano nacional, o ministro da área, embaraçado em suspeitas. Leia a seguir o texto:

05 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente! Deveria ser de 01 de janeiro a 31 de dezembro em minha humilde opinião!

Pensando no passado me dá saudades do tempo em que comemorávamos esse dia tão emblemático com projetos relevantes para a questão socioambiental.

E nos dias atuais? O que temos a comemorar? Deixarei aqui algumas perguntas para reflexão!

Como está a atuação do Ministro do Meio Ambiente?

E o Ibama? Como estão as ações para proteção de nossa biodiversidade nos diversos ecossistemas que ainda existem no Brasil?  

Nosso município tem projeto para o meio ambiente? Ao fazer essa pergunta, não estou me referindo aos projetos desenvolvidos pelas instituições de Ensino, estou me referindo sobre o que Iporá quer para nosso ambiente, o lugar que moramos.

Como nossas nascentes vem sendo tratadas, o Ribeirão Santo Antônio de onde nossa água vem e todos os rios e córregos do município? E as matas ciliares? E as áreas de proteção ambiental? E a Cachoeirinha, Morro do Macaco, Parque Municipal Ecológico Grota Seca?

E os resíduos sólidos produzidos por todos nós? Quando começará a funcionar de verdade a coleta seletiva? Quando teremos compostagem? Quando o problema gerado pelo aterro controlado/lixão será resolvido? 

E quando teremos movimentação da população cobrando de forma efetiva dos poderes públicos municipais que estas coisas se tornem realidade em Iporá?…

Estamos super representados em relação a meio ambiente: o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sendo investigado por atrapalhar ações de defesa ao meio ambiente, atrapalhar apuração sobre a maior apreensão de madeira do Brasil e  possibilidade de envolvimento em esquema de proteção aos madeireiros ilegais. O mesmo ministro que disse em auto e bom tom em reunião ministerial que deveriam aproveitar que a mídia só falava de covid e deixar a boiada passar!

Podemos comemorar o maior índice de desmatamento na Amazônia nos últimos 10 anos? É sempre bom lembrar que estamos no início da estação seca.  Pantanal queimado, Cerrado e Caatinga sendo destruídos. O Cerrado tem somente 3% de sua área protegida em áreas de conservação, mas de acordo com os estudos de pesquisadores de fauna e flora as áreas onde ainda temos uma biodiversidade representativa e que precisa ser protegida estão fora dessas unidades de conservação. A Caatinga passa por situação mais grave ainda. Para que ela seja considerada um hotspot de biodiversidade, ou seja, uma área prioritária para conservação, ela precisa perder pelo menos 70%  de sua vegetação nativa. Mata Atlântica e Cerrado já estão na lista de áreas prioritárias, ou seja, já perderam mais de 70% de sua vegetação e junto lá se vão animais, microrganismos, fungos, etc.  

Ibama vem sendo atacado e desmontado. Projetos para liberação de mais agrotóxicos e para retirar a obrigatoriedade de licença ambiental estão tramitando… Realmente nada a ser comemorado nesse dia. Precisamos ser resistência e não somente pelas futuras gerações. Mas por nós mesmos.

Acredito que devemos questionar os modelos econômicos, que prometem renda e desenvolvimento, mas que deixa um rastro de pobreza, fome e destruição dos recursos naturais. O planeta é um só e estamos, a passos largos, impedindo a reprodução da vida na Terra, a nossa vida e de todos os outros formas de vida que ainda resistem. 

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos