Sancionada Lei que considera Morro como patrimônio natural

07/11/2021
morro-do-macaco-patrimonio-natural07112021.jpg

Na última sexta-feira (05/11/20210) foi sancionada a Lei de número 1824/2021 que considera a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Macaco como patrimônio natural de relevância paisagística, cultural, histórica e turística de Iporá. 


A lei de autoria da vereadora Viviane Specian -  Partido dos Trabalhadores, foi votada nas sessões de outubro e agora já está em vigor.


Constantemente são noticiadas ações de destruição do Cerrado e o Morro do Macaco abriga uma série de espécies que só são encontradas nesse Bioma. Tornar a APA Morro do Macaco como patrimônio permitirá maior proteção e gestão responsável da biodiversidade existente no local.


Palavras da vereadora Viviane Specian sobre a nova lei sancionada:


“Parabenizo o Executivo Municipal de Iporá pela agilidade em sancionar o Projeto de Lei, mas gostaria de deixar registrado aqui que não basta termos a lei sancionada, ela precisa ser aplicada. Temos um local exuberante, ainda rico em biodiversidade e a necessidade de cuidados com o nosso patrimônio se faz presente todos os dias. Um exemplo dessa necessidade foi denunciado aqui, no Oeste Goiano: na semana em que estávamos discutindo e votando o Projeto de Lei, o topo do Morro foi alterado, retirando vegetação e rochas, além de ser registrada presença de lixo deixados no topo do Morro e ao longo da estrada. Fiz a denúncia dessa ação na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES) e ainda estou aguardando resposta.” 


Fotos de Valdir Specian

O que achou dessa Notícia?
22 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente