Vereadores fizeram visita para trazer a Iporá modelo de reciclagem que deu muito certo em Aparecida de Goiânia

11/09/2021
carlos-eduardo-mendes-alencar-goias16092021.jpg

Iporaenses ouvem os de Aparecida de Goiânia contar sobre uma forma que deu certo para se ter coleta seletiva

O vereador Carlos Eduardo Mendes Alencar (Dudu), do Democratas, que tem conversado com o prefeito Naçoitan Leite sobre uma necessidade de Iporá alavancar de forma profissional e definitiva uma coleta seletiva de resíduos sólidos, deu um passo importante neste sentido. 


Na última quinta-feira, 9, foi feita uma visita em uma cooperativa de catadores, local onde esta atividade que resulta em emprego e renda, já é uma ótima realidade. O vereador Carlos Eduardo juntou-se a vereadora Viviane Specian (PT), que na Câmara Municipal de Iporá é presidente da Comissão de Meio Ambiente, para a visita a cidade de Aparecida de Goiânia, onde a cooperativa Coofap é uma das que atuam com êxito no segmento. 


Como o projeto dos vereadores já tem o aval do prefeito para que seja realmente efetivado, participou da viagem de visita o secretário de meio ambiente de Iporá, Guilherme Bueno. Outro que fez parte da comitiva foi o iporaense Orcalino Medeiros, assessor do deputado estadual Karlos Cabral. 


Os iporaenses estiveram em duas cooperativas de catadores, as quais ambas desenvolvem o Projeto Crisálida, uma prática já muito consolidada no aproveitamento econômico de resíduos. 


Em Aparecida de Goiânia, a Coofarp contribui com famílias de baixa renda, que tiram seu sustento da coleta de resíduos (lixo). São mais de 20 mulheres coletando diversos resíduos sólidos, que são catalogados e destinados ao reaproveitamento por várias empresas da cidade de Aparecida de Goiânia.


O Projeto Crisália desenvolve a reciclagem de todo tipo de material diagnosticado como lixo. Esses materiais enviados para fabricas multinacionais são retornados em forma de economia, de projetos sociais, renda, alimento, educação, o que propicia a erradicação da pobreza e promoção de lazer e cultura. Inclusive, esse Projeto Crisálida já foi reconhecido com prêmios no âmbito nacional e mundial.


Afirma o vereador Carlos Eduardo que estes que estão engajados nesse assunto de meio ambiente, com o apoio do prefeito de Iporá, trarão esse projeto para o município, pois acreditam que, embora não seja fácil, tendo em vista que será preciso uma reeducação na sociedade, é possível parcerias com todos os setores de nossa sociedade e assim serão criadas oportunidades para pessoas que poderão trabalhar e ter uma fonte de renda em forma de cooperativa, promovendo ainda melhorias para a região, na área de saúde pública, área de meio ambiente e ainda mudando a realidade dentro do atual lixão, uma vez diminuir o volume de resíduos que vai diariamente para aquele local. Sabe-se que o lixão de Iporá recebe toneladas de um tipo de lixo que possui valor econômico. Basta haver a coleta seletiva e se tirar proveito disso.

O que achou dessa Notícia?
15 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente