Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prefeito Eldecírio declara apoio ao pré-candidato Gustavo Medanha

Nesta sexta-feira, 14, boa parte do meio político do Estado de Goiás foi pega de surpresa com um anúncio feito publicamente, via live ao vivo, pelas redes sociais, pelo prefeito de São Luís de Montes Belos Eldecírio, onde ele declara o seu apoio político ao pré-candidato ao governo do Estado Gustavo Mendanha (sem partido).

A decisão de Eldecírio da Silva, que até então era tido como aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM), também surpreendeu algumas pessoas do seu grupo político.

A vereadora Maria dos Anjos, que preside o DEM no município, considerou a decisão dele imatura e precoce. Porém, ela respeita.

Ela diz que conversou com ele antes e ponderou que Caiado tem feito muito por São Luís de Montes Belos, que resolveu problemas que outros governos não resolveram.

Maria dos Anjos frisa que foi no governo de Ronaldo Caiado que o problema da água em São Luís de Montes Belos foi resolvido, que ele regionalizou a saúde, que trouxe o Instituto de Medicina Legal (IML), dentre outros benefícios, como os comandos regionais das Polícias, Civil e Militar.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Joaquim Monteiro, que também preside do PDT, partido do prefeito Edlcírio da Silva, disse que também foi pego de surpresa com a notícia.

Questionado como fica a questão partidária diante da situação, ele afirma que a direção estadual do Partido diz que está com o governador Ronaldo Caiado.

No município, Monteiro diz que não tem um parecer ainda, mas que ele não segue o prefeito em sua decisão. Prefeitos de vários municípios, da base caiadista, se manifestaram nas redes sociais contrários à decisão de Eldecírio da Silva. Em contrapartida, ele também recebeu o apoio de outros colegas.

Esta reportagem procurou o prefeito Eldecírio para saber dele quais foram as razões que ele teve para tomar a decisão mais polêmica e séria de sua carreira política.

Ele falou com o A Voz do Povo. Confira.

A Voz do Povo: Prefeito, a sua decisão de deixar o grupo do governador Ronaldo Caiado, ao anunciar apoio ao pré-candidato Gustavo Mendanha, nas próximas eleições, pegou de surpresa toda a classe política de São Luís de Montes Belos e de boa parte do Estado. O que o levou a tomar essa decisão?

Prefeito Eldecírio da Silva: Para tomar essa decisão eu passei por um processo de reflexão muito intenso. Pois essa poderá ser a mais importante atitude da minha carreira política. Onde o futuro da cidade que adotei para viver com a minha família estará em jogo. Não posso e não devo jamais dar um passo errado sendo que assim fazendo poderei prejudicar a minha população. População que por duas vezes me confiou o voto para eu conduzir os destinos dessa cidade maravilhosa. Para decidir por apoiar Gustavo Mendanha, ponderei, pensei muito e conversei com vários companheiros, políticos e não políticos, pessoas que querem o bem da nossa cidade. Não posso e jamais serei ingrato com o Governador Ronaldo Caiado. É inegável que o seu governo nos ajudou em alguns benefícios, mas não podemos fazer de conta que outras demandas necessitam de mais atenção e compromisso do Governo do Estado. Dentre essas demandas, estão a questão da água em nossa cidade. Há muitos anos a Saneago não cumpre o compromisso de resolver definitivamente esse problema. Recentemente foi necessário a nossa gestão acionar o Poder Judiciário para obriga-la a realizar uma obra paliativa para assegurar o atendimento à nossa população. Outra questão séria que São Luís de Montes Belos enfrenta é a falta de investimentos por parte do Governo Estadual, dessa gestão e de outras anteriores, pouco ou quase nada foi feito nesse sentido. Como o aeroporto que se encontra na terra até hoje, embora tantas vezes pedimos e nada foi feito. O asfalto da GO-222, que liga São Luís a Adelandia, é outra demanda no descaso. A vinda dos órgãos para nossa cidade, só se concretizou com o empenho da nossa gestão, da equipe de colaboradores que temos. Então, aceitar continuar nessa situação por mais 4 anos não seria uma atitude sensata da minha parte. Então, foi pensando em nossas crianças, que precisam de lazer e educação de qualidade, nos nossos jovens universitários, que necessitam de um posto de trabalho quando saírem da faculdade, nas famílias carentes que não têm um teto digno para morar, e as casas não vêm, enfim, pensei em toda a população monte-belense, que me acolheu com tanto carinho e respeito. Espero contar com o apoio de todos. Deus está no controle de tudo.

A Voz do Povo: Sendo essa uma decisão importante e com possíveis consequências negativas no campo administrativo, o senhor ponderou junto ao seu grupo político antes de tomar essa decisão?

Prefeito Eldecírio da Silva: Sim. Talvez não tenha falado com todos, mas os que falei, aprovaram. Foi algo que me atentei e nos como montar uma loja virtual próximos dias teremos mais novidades. E acredito que a maioria das lideranças políticas andarão conosco nesse projeto. 

A Voz do Povo: Tendo em vista que benefícios como a Policlínica, o PAI (Pronto Atendimento Infantil), dentre outras ações do Governo do Estado para o nosso município, estão em andamento, o senhor não teme que a sua decisão poderá impedir a concretização desses benefícios?

Prefeito Eldecírio da Silva: Não. O Governo do Estado não pode ser usado baseado em interesses pessoais e eleitoreiros do governador. Agora, se isso chegar a acontecer, apenas me dará ainda mais a certeza de que tomei a decisão correta. Já tivemos 3 anos de gestão do atual governador, se assim ele fizer, só se comprovará o coronelismo do qual já foi acusado por várias vezes, seja em não enviando recursos ou retirando os órgãos aqui existentes. O Governo do Estado é muito maior que isso, por isso precisamos que o Gustavo Mendanha receba agora essa oportunidade de governar Goiás. O eleitor goiano não assinou um contrato de 8 anos com Caiado, foi um contrato de 4 anos, agora podemos corrigir, colocando o Gustavo Mendanha.

A Voz do Povo: A sua decisão também causou um clima desconfortável entre vários prefeitos, colegas seus, que fazem parte da base do governador, com várias manifestações contrárias à sua decisão. Como o senhor avalia essa reação?

Prefeito Eldecírio da Silva:: Extremamente normal e é assim que deve ser, todos devem ter a liberdade de defender aquilo que entendem ser o melhor, isso é democracia, mas também é importante ressaltar que foram muitos prefeitos favoráveis que entraram em defesa da minha posição e em apoio ao Gustavo Mendanha. E não podemos esquecer do exemplo em 2018, onde vimos muitos prefeitos que estavam com Marconi Perillo, apoiando o Caiado, inclusive vários do MDB apoiaram Caiado, mesmo o MDB tendo o Daniel Vilela como candidato ao Governo, que inclusive, logo depois foram expulsos pelo mesmo Daniel Vilela, que agora será candidato a vice de Caiado. 

A Voz do Povo: Alguns prefeitos, colegas seus, reagiram no sentido de fazer o senhor voltar atrás em sua decisão. Isso é possível?

Prefeito Eldecírio da Silva: Não vejo a menor possibilidade. Indiretamente já recebi propostas de interlocutores se dizendo falar em nome do governador e não voltarei atrás, não vou rifar o que for melhor pra Goiás. Não tenho dúvida de que o próximo Governador de Goiás será Gustavo Mendanha. E mais, dezenas e dezenas de prefeitos me ligaram parabenizando e dizendo que só não fizeram o mesmo, temendo represálias e perda de recursos que esperam do atual governo desde o início da gestão e até agora nada. Nossa cidade é uma delas.

A Voz do Povo: Qual a mensagem que o senhor tem a passar para a população de São Luís de Montes Belos sobre a sua decisão?

Prefeito Eldecírio da Silva: De tranquilidade, pois tomei essa decisão pensando no que é melhor para nossa gente, baseado em uma decisão técnica, após ouvir as propostas e projetos defendidos por Gustavo Mendanha, me ficou claro que é o que precisamos.

A Voz do Povo: Tem algo mais que o senhor gostaria de falar, que nós não perguntamos?

Prefeito Eldecírio da Silva: Goiás precisa de um Governador com experiência de sucesso em gestão pública, carisma com seu povo e que saiba lidar com opiniões diferentes. Não precisamos de alguém que diga ao seu eleitor que pensa diferente, “que não precisa do voto desse cidadão”, só porque não concorda com ele e defende outra ideia, não vivemos em uma ditadura, vivemos num país que preza pela democracia. O Governador Ronaldo Caiado deve governar para todos e não apenas para quem fala o que ele quer ouvir. Sem dúvidas, Caiado foi um ótimo senador ou deputado federal, demonstrou que tem talento. Inclusive eu votei nele todas as vezes, mas como governador, faltou muita humildade, ou vocês discordam??? Esta não é a primeira vez que a relação entre o prefeito de São Luís de Montes Belos e Ronaldo Caiado sofre um abalo. Em 2017, primeiro ano da primeira gestão de Eldecírio, durante a realização da festa de pecuária, ocorreu um atrito que parecia ser o fim da relação entre os dois. Já na campanha de 2018, para o governo do Estado, Eldecírio resolveu apoiar a candidatura de Caiado. De lá para cá, mesmo o governador não se fazendo presente em São Luís de Montes Belos, a relação de ambos parecia uma lua de mel. Surpresas da política. Esta reportagem tentou ouvir também o governador Ronaldo Caiado sobre o caso. De acordo com a sua assessoria de imprensa, no momento o governador está focado em resolver os problemas dos municípios afetados pelas chuvas e outros do Estado. Que assuntos políticos não estão em sua pauta no momento.   Esta matéria poderá ser atualizada posteriormente.

Por: Edivaldo do Jornal (A Voz do Povo)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa
WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa