Sob a orientação da professora Isaína Barreto, os estudantes da terceira série do Ensino Médio no Colégio de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima, no Bairro Mato Grosso, em Iporá, desenvolveram um trabalho que merece o pódio.
A Eletiva denominada: Mulher – da Opressão ao Empoderamento, propiciou aos estudantes momentos de diálogos capazes de levá-los a compreender uma série de questões referentes à trajetória feminina ao longo da história. Foram aulas todas virtuais e muito dinâmicas, com participação de profissionais da área de psicologia, saúde, momentos de roda de conversa e aprofundamento dos conhecimentos, debatendo os temas referentes à feminicídio, discriminação de gênero, opressão feminina, bem como, evidenciando as conquistas da mulher mesmo em meio a uma sociedade ainda com traços fortes do machismo. É válido ressaltar que os estudantes também do sexo masculino avaliaram como muito relevante o conteúdo da eletiva, muitos chegaram a identificar abusos psicológicos e de outras naturezas, sofridos por suas genitoras, irmãs e outras mulheres do seu ciclo de vivência. E a partir das discussões passaram a ter um outro olhar frente a esses fatos.
E para fechar a proposta, em um formato de culminância das ações desenvolvidas, a professora Isaína Barreto, titular do projeto, juntamente com os professores colaboradores Leonardo Carlos e Simone Barros, estudantes da 3ª série do Ensino Médio, apoiados pela gestão da Escola na pessoa da diretora Alessandra Ávila, lançam a Campanha – Marcas Inesperadas? Que Sejam de batom. E assim, esta Unidade Educacional, espera profundamente que dentro de uma humildade pedagógica possamos, através de nossos estudantes dar voz àquelas mulheres que ainda sofrem caladas, possamos levar aos lares de nossos alunos a possibilidade da força feminina e encorajar a mulher a se despedir de sua opressão e brindar o seu Empoderamento.
E que as nossas estudantes sejam as mulheres protagonistas de um amanhã sem medo e sem opressão, e os nossos meninos sejam homens também empoderados ao ponto de respeitar o lugar da mulher na sociedade.
Reflexão da Equipe Gestora do CEPI Osório
As Unidades de Ensino por exercerem um papel de importância ímpar na formação das pessoas, precisam constantemente, rever suas propostas e se configurar como um mecanismo vivo, dinâmico e sobretudo que oferte um ensino moderno, criativo, e que faça sentido aos estudantes.
Na concepção de uma responsabilidade pedagógica a escola assume papeis fundamentais na formação do jovem, e não teria sentido de aprendizagem se o foco não fosse o estudante e o seu desenvolvimento como pessoa. Logo, a matriz curricular de uma escola de Tempo Integral traz consigo grandes possibilidades de ampliação da aprendizagem, e consequentemente, de uma formação holística pautada no protagonismo.
O destaque desse momento é para a disciplina Eletiva que compõe o Núcleo Diversificado a qual foi trabalhada ao longo do primeiro semestre numa vertente pedagógico/social com extrema relevância.
A escola da Escolha é aquela que é lugar de Afeto, Acolhimento e aprendizagem.