O Ministério Público de Goiás (MPGO) participou nesta quinta-feira (9/12) do lançamento, em Iporá, do Projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). O promotor de Justiça Wessel Teles de Oliveira, da 1ª Promotoria da comarca, esteve presente no evento que marcou a oficialização da implantação da iniciativa nas escolas da rede pública.
O projeto visa a conscientizar crianças e adolescentes a respeito das diversas formas de violência, por meio da abordagem da temática da violência doméstica e familiar contra a mulher nas unidades de ensino fundamental. A ideia é debater o assunto e orientar, para prevenir que os estudantes possam se tornar futuras vítimas e/ou agressores.
Outro objetivo do projeto é capacitar educadores para o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar, relacionadas à desconstrução da cultura de violência contra o gênero feminino, historicamente presente no meio social.
A iniciativa é uma parceria entre o Poder Judiciário, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e Secretarias Municipais de Educação, bem como os órgãos que integram a rede de assistência social e de proteção à mulher.
Além do promotor de Justiça, estiveram presentes no lançamento do projeto o juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; a presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Iporá, Vanessa Cândido da Costa, e a secretária de Assistência Social, Hayzza Haytt. (Texto: Stella Gontijo/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Supervisão: Ana Cristina Arruda)