A Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em Iporá está comemorando o êxito do Programa Educacional Bombeiro Mirim/PROEBOM, cujo projeto é de caráter institucional e de responsabilidade social do próprio Corpo de Bombeiros. Trata-se de atividades no período matutino para crianças entre 08 e 10 anos de idade.
Pais de alunos beneficiados estão satisfeitos com o que esse programa oferece aos seus filhos. O Corpo de Bombeiros, além de ser um guardião em favor da comunidade, também possui esse programa com escopo da valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes, de forma a contribuir com a sociedade goiana no sentido de auxiliar na formação básica do cidadão.
Em Iporá, neste ano de 2022 o programa atende 29 crianças. No ano passado foram 30. Sempre, a metade dessas vagas são para famílias de baixa renda. A outra metade mediante processo seletivo aberto a todos os pais interessados. Em Iporá, são parcerios neste Programa a Faculdade de Iporá (FAI), Clube Recreativo de Iporá (CRI), Tiro de Guerra e SAMU, através do Projeto Samuzinho. No ano passado, a Prefeitura de Iporá apoiou com transporte.
Cada criança contemplada ganha uniforme do bombeiro mirim e mais alimentação. O Programa é destinado a crianças e adolescentes e atua em variadas frentes de trabalho, a saber: noções de primeiros socorros, salvamento aquático, educação física, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente, prevenção de incêndios, cidadania e ética, além de temas transversais.
O Corpo de Bombeiros Mirim visa criar oportunidades às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e em trabalho informal. Tem o objetivo ainda de prevenção ao trabalho infantil e ao uso de drogas. Ensina as crianças e adolescentes a base da organização militar: a hierarquia e a disciplina, bem como sua prática no cotidiano das atividades.
O programa tem colhido como resultado o desenvolvimento em crianças do desejo de aprimorar os conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana como noções de primeiros socorros, saúde, acidentes domésticos, educação no trânsito, doenças infectocontagiosas, entre outros.