Estevão Batista de Morais, até então liderança do PMDB de Iporá e que foi o candidato a prefeito do partido nas últimas eleições, acaba de se desfiliar desta sigla. Ele recebeu a reportagem do Oeste Goiano para falar sobre sua atitude política. Afirma que a desfiliação do PMDB e uma imediata filiação que fez ao Partido Socialista Cristão (PSC) tem a ver com o seu desejo de apoiar abertamente Vanderlan Cardoso (PSB) para governador de Goiás nas eleições do ano que vem.
“Minha atitude política tem a ver com gratidão a Vanderlan Cardoso que muito me ajudou na minha candidatura a prefeito no ano passado”, afirma Estevão Batista de Morais. E ele acrescenta, afirmando que a filiação no PSC é porque este é um partido da base de sustentação de Vanderlan Cardoso e, embora com registro em Cartório, o partido estava sem movimentação em Iporá. O PSC está ainda sem direção organizada na cidade. Estevão anuncia que vai organizá-lo, inclusive, com formação de Diretório. O PSC tem cerca de 50 filiados de antes. Junto com Estevão, filiaram também sua esposa Kátia e o ex-vereador Rubens Laurindo. “Outros virão”, prevê Estevão, animado em criar condições para um trabalho em favor de Vanderlan Cardoso, o governadoriável que é filho de Iporá.
“Só tenho admiração pelo PMDB”
Perguntado sobre algum eventual descontentamento com o PMDB, Estevão diz que tem só amigos nesta sigla e admiração. Diz que este partido administrou a cidade por muito tempo e teve prefeitos que são pessoas sérias. A reportagem perguntou a ele se poderia voltar a ser um candidato a prefeito, ao passo que ele afirmou que “candidatura é questão de circunstância e não de projeto pessoal”. Resume dizendo que não tem pretensão pessoal e que isso só ocorreria outra vez se for aspiração de um grupo e que este o convide. Ainda falando das eleições de 2014, Estevão Morais diz que o PSC terá candidato a deputado estadual na região. Mas faz segredo sobre possíveis nomes.