“Mac Mahoen Távora Diniz quer deputado federal da região” Isso era manchete do jornal Oeste Goiano na década de 90. Foi publicado em abril de 1994 em jornal impresso, na edição de n°04, pelo Oeste Goiano, uma nota onde o prefeito de Iporá, na época, o médico Mac Mahoen, articulava uma candidatura a deputado federal pela região Oeste de Goiás.
Na época, foi coordenado um minucioso trabalho para a escolha de um nome da região para disputar uma vaga na Câmara Federal. Foram feitas reuniões em cidades diferentes, visando traçar o perfil do candidato para depois chegar ao nome certo.
Há vinte anos atrás, os políticos pensavam em alcançar voos mais altos. Parece que nos dias atuais os pensamentos estão totalmente opostos, quando as pessoas de bens nem se manifestam em defender uma ideia regional.
Em conversa com lideranças do município de Iporá pode se perceber o descrédito em formar grupos para lançar nomes para disputa, tanto à Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. A maior alegação e a desunião de lideranças que não tem um compromisso regional e sim pessoal.
Únicos nomes que tem firmado como pré-canditatos na região são Henrique Paixão e Amarido Martins, sendo que no passado recente já tivemos vários candidatos e elegemos até dois deputados estaduais em um so pleito (1990).
Em junho de 1994 foram decididos três nomes José Antônio e Ézio Gomes (disputaram a reeleição), Professor Izaudir e Rui Júnior a busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás sendo que Divino Vargas pleiteava pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal, todos com estreita ligação com Iporá e Região. Alguns com serviços prestados e outros expressando um desejo de começar a ajudar decidir sobre os destinos do nosso povo.
Oxalá, a reunião volte a ser mais audaciosa ao traçar metas eleitorais. E que haja mais união em torno dos nossos. E que os paraquedistas tenham menos vez.