Naçoitan Leite, presidente da Comissão Provisória do PSDB de Iporá, em conversa com esta reportagem disse que há tendência e indecisão quanto às preferências eleitorais para as eleições de 2014. A reportagem perguntou ao líder político sobre quais serão os escolhidos como candidatos a deputado federal e estadual para o pleito do corrente ano.
Para apoio a aquele que pleiteia vaga para a Câmara Federal a tendência é pelo nome do pré-candidato Giuseppe Vecci, ex-secretário de governo, na área de Gestão e Planejamento. Naçoitan frisa que Vecci tem ajudado muito Iporá. Uma definição, de fato, será feita na hora oportuna.
A indecisão do PSDB de Iporá é quanto a nome a ser defendido para a disputa para deputado estadual. “Nada definido”, afirma Naçoitan, ressaltando que são vários os pré-candidatos cogitados pelos colegas de partido. Ele diz que essa decisão passa por alguns critérios. Um deles é a análise de viabilidade eleitoral. A intenção é apoiar alguém que tenha reais condições de ser eleito e que possa, realmente, ajudar Iporá, com o cargo a serviço da cidade. Naçoitan relembra sua luta de 2006, quando foi candidato a deputado estadual sem condições materiais para vencer e, ao final, viu seus apoios desaparecerem e a vitória ficar difícil. Para tanto, agora quer apoiar alguém que tenha reais condições de fazer boa campanha na região e ocupar o cargo.
Perguntado sobre candidatura regional, Naçoitan afirma que defenderia um nome da terra, mas desde que o partido esteja convencido de que este terá condições de ser eleito. Essa afirmação que ele faz tem a ver com Henrique Paixão, filho da cidade e pré-candidato a deputado estadual. “Teremos que saber se ele terá condições de ser eleito”, afirma Naçoitan, ressaltando que o ex-diretor da AGEL tem ajudado a cidade.
Naçoitan vem conversando também com Jean Carlo dos Santos, um executivo da empresa Super Frango, pré-candidato a deputado estadual. Naçoitan ouve dele a respeito de se fazer um investimento desta empresa na região de Iporá. Seu nome desperta simpatia. O presidente do PSDB cita ainda outros nomes de pré-candidatos a deputados estaduais com possibilidades de obter apoio dos tucanos de Iporá: Tejotinha, Francisco Júnior, Afreni Gonçalves, Francisco de Oliveira e outros.
Quanto aos cargos majoritários da eleição deste ano, o PSDB espera pelas convenções e homologações, provavelmente de Marconi para a reeleição de governador, de um vice ainda indefinido e de nome a ser escolhido para o Senado.