Em Israelândia, há 11 meses da eleição municipal que vai escolher novos prefeitos, alguns nomes despontam. Nessas ocasiões, quem tem melhor cotação é quase sempre os que são novidade no cenário político. Nesse caso, em Israelândia, alguém como o jovem empresário Tiago Antônio de Souza Santos leva vantagem. Muito se fala dele como alternativa para o Executivo. Ele está filiado no PSDB. A reportagem falou com ele. Ele nega essa pretensão. Afirma que está muito cedo para comentar o assunto. Diz que é grato pelo seu nome ser muito lembrado.
No PSD de Israelândia está agora o empresário Francisco Eider, que disputou a eleição passada com muita competitividade. Tem muita inserção dentro da sociedade israelandense. Em seu desfavor, consta a ausência da cidade. Mora em São Paulo e pouco aparece.
Um partido atualmente forte em Israelândia é o PDT. Fortaleceu-se depois da debandada de peemedebistas que para lá foram. Dentro deste partido despontam nomes. O primeiro é de Neusmar Pintinho, o atual vice-prefeito, que conta com a benção das pessoas mais próximas da administração do prefeito Aílton Severino Aguiar. Falamos com ele. Disse que lançou seu nome, mas disse ser atento para ver a repercussão. Diz que para confirmar candidatura tem que ser o nome daquele que deslanchar. Diz que está trabalhando por Israelândia em sintonia com lideranças locais e com Flávia Morais, deputada federal do seu partido.
Com mais independência no partido em relação a Prefeitura há o Antônio Luiz Cristino, o Toin, também muito benquisto na sociedade israelandense, que também já disputou o cargo. Aliás, disputou de forma honrada e competitiva. A reportagem falou com ele, o qual nos disse que foi convidado para filiar com a promessa de que sairá candidato a prefeito quem tiver melhor aceitação junto ao povo, quando do momento de convenção. Ele afirma que acredita que assim será feito dentro do PDT.
A reportagem falou com Diogo Jonas da Silva e Souza, o filho de Divino e Débora, casal de ex-prefeitos. O herdeiro político deles é odontólogo em Goiânia. Sempre que pode está em Israelândia. Assumiu o PTB e tem nome lembrado como pré-candidato a prefeito. Disse-nos que está estudando isso para ver que atitude tomar com relação às eleições 2016.
Uma força política tradicional em Israelândia é o PMDB. Mas agora o partido está esvaziado de filiados. Saiu muita gente. Walter Damasceno ficou e preside, falando em reorganizar. Disse que a debandada de companheiros foi ruim. Perguntado sobre preferência quanto a pré-candidato, disse ser amigo de Neusmar (dissidente, agora no PDT). Mas disse que os que restaram dentro do PMDB vão pensar bastante para ver que decisão tomar.
Outro que atua muito na política de Israelândia é o ex-vereador Firmino Manoel, esposo da Vereadora Márcia. Está no PSDB, sigla do pré-candidato Tiago Antônio de Souza Dantas. Firmino airma haver algo muito certo. Os partidos de oposição à Administração atual terão candidato a prefeito. Se quem tem a preferência não aceitar, admite ir ao embate com seu nome. “A oposição não ficará sem candidato”, afirma Firmino. Ele é ligado ao empresário Francisco Eider, e cunhado de Tiago Antonio. Ambos, contam com apoio do Governo Marconi Perillo e Deputado Estadual Lincoln Tejota.