Enquanto em outros municípios vários nomes de pré-candidatos a prefeito surgem com razoáveis condições de disputa, em Ivolândia, isto não ocorre. Nesta cidade os nomes competitivos são poucos. Aliás, só dois. Apenas o atual prefeito Fábio Seabra (PPS) e o ex-prefeito Robson Mendes da Silva, o Robinho, agora no PSD, são nomes considerados fortes, com bases eleitorais consolidadas.
Eles já foram adversários em 2012, quando Robinho tentou a reeleição e foi desbancado pela proposta de um novo modelo de gestão. No atual mandato, Fabio Seabra acumulou virtudes, mas tem seus desgastes, normais para qualquer um que esteja no poder. O nome de Robinho é muito lembrado. Mas tem adversários apontando para ele dificuldades de ordem jurídica. É que ele teve o Balanço Financeiro de 2012 rejeitado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A reportagem falou com Robinho. Ele disse que esta questão jurídica não é problema, isto porque esse balanço ainda está em fase de recurso e que será sanado o problema que ainda existe. Afirmou ainda ao Oeste Goiano que problema igual a este tem também o prefeito Fábio Seabra, igualmente com o Balanço Financeiro de 2013 também rejeitado em primeira apreciação.
Sobre a questão política Robinho não faz previsões. Afirma ser político respeitador de decisões de grupo. Diz que não se sente pré-candidato. Cita que no PSD tem ainda os nomes dos valorosos companheiros Dr. Carlos e Davi Melo e salienta que estes também são importantes alternativas. Por fim, afirmou que o grupo terá candidato escolhido após democrática escolha. E disse que Lincohn Tejota é atualmente um deputado estadual afinado com esse projeto político.
De Fábio Seabra, atual prefeito, quando perguntado sobre se é um pré-candidato, respondeu que sim, mas desde que seu nome tenha aceitação dentro do seu grupo. Acrescenta que esse seu grupo tem grandes nomes, pois se faz um trabalho coletivo, onde não aparece só o Fábio Seabra prefeito e sim, verifica-se uma soma de esforços com um único objetivo, sem politicagem, sem corrupção e levando a cidade ao desenvolvimento. Afirma que Ivolândia é o município que mais cresce no estado, com uma política que, segundo ele, é planejada, séria e sem demagogia. Afirma que se for feita uma pergunta direta a ele, se pretende se candidatar, diria que não, que já deu sua parcela de contribuição ao município e que existem bons nomes para sucedê-lo.
José Luiz da Silva Neto, o Neto Facão, vereador de segundo mandato, é nome também lembrado como pré-candidato a prefeito. Ele é do PP. Tem parentesco com família política da cidade e entusiasmo de juventude. Falamos com ele. Afirma que é pré-candidato. Lembra que os dois principais nomes de pré-candidatos (Fábio e Robinho) poderão ter impedimentos legais. Está disponível e disse que aceitaria pré-candidatura se isso for aspiração de grupo. Com menos frequência o povo de Ivolândia lembra também de outros nomes que podem se tornar pré-candidatos: Valdeson Júnior (jovem médico e filiado ao PP) e Erick Batista (empresário e filiado ao Partido da Solidariedade).