São mais de 10 que pretendem sentar na única cadeira que está disponível para o Poder Executivo de Doverlândia no período entre primeiro de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2020. Porém, dos dez, somente dois são realmente fortes, com nomes consolidados junto ao eleitorado.
Para as eleições deste ano o nome de Clarindo Moreira dos Santos, do PMDB, paira imponente como pré-candidato a prefeito. É incrível como o povo de Doverlândia gosta deste empresário, proprietário de uma bem sucedida farmácia na cidade. Nunca disputou eleição, mas já foi lembrado desde antes. Para 2016, mais do que nunca, é aclamado. Tem forte carisma junto ao povo, fama de pessoa correta e, se candidato, tem muita força. Tem quem afirma que ele não entraria no mundo político porque a sua família não gosta desta ideia. A reportagem falou com ele. Disse que fez um acordo com a liderança de seu partido, o PMDB, de que espera que outros do partido deslanchem em pesquisa e que, porém, se isso não acontecer, vai aceitar o desafio de se candidatar para administrar a cidade que tanto ama, de onde é filho e pela qual faz tudo que lhe é possível.
O atual prefeito de Doverlândia, Roberto Salomão, do PTN, que está concluindo seu primeiro mandato, está apto para reeleição. Por meio de sua assessoria fomos informados de que ele, de fato, vai se candidatar para buscar um segundo mandato. Depois de gestões com complicações em Doverlândia, o Robertão, como é conhecido, pode ser considerado um gestor organizado, focado e de melhor resultado que seus antecessores. É homem resolvido na vida, com força para embate político. Claro que tem os desgastes de quem está no poder e a contrariedade de quem não pode agradar. Mas é pré-candidato a prefeito considerado forte.
Outras opções em Doverlândia
O PMDB é o partido de Doverlândia que mais tem pré-candidatos a prefeito. A começar pelo vice-prefeito Senilson (Antônio Senilson Pereira de Resende). O nome dele é lembrado pelo povo. Como também é lembrado o nome de Leon Barcelos, que faz trabalho social na cidade, é ligado ao deputado estadual Paulo César Martins e mostrou força nas eleições de 2014.
O empresário Marcos Antônio de Freitas Peres, o Marquinhos, da empresa Pecuagro, é nome do PMDB lembrado, com a vantagem de ser também coisa nova na política. A Zilda Rezende Araújo Machado (Zildinha), que é vereadora, é um nome do PMDB que ficou conhecido pelo trabalho na área de saúde. É ligada à Igreja Católica, aos pequenos produtores e lembrada para a cadeira de prefeito.
O vereador e presidente da Câmara Rildo Ferreira Alves (Rildinho) não tem tanta popularidade, mas é pessoa séria e correta, com nome lembrado como pré-candidato a prefeito. O médico Ruan Gabriel Reinaldo é outro peemedebista que é alternativa. Esse é carismático, muito popular, com a força de uma profissão que o ajudaria em eventual carreira política. Tem clínica na cidade e esposa, também médica, igualmente carismática. Uma última opção do PMDB é Cléber Machado, homem de negócios e influente na sociedade doverlandense.
Mais nomes de prefeituriáveis
O Sargento Celso Divino Teles, sem filiação partidária ainda, é um nome que já viveu em Doverlândia episódio que mostrou ser querido do povo. Por isso é lembrado como pré-candidato a prefeito.
O Pastor Eli Gonçalves de Melo, desde algum tempo, tem o nome citado entre os pré-candidatos a prefeito de Doverlândia. Está à frente de numeroso rebanho de fiéis da Igreja Assembleia de Deus.
Genilva Assis, funcionária pública, é mais uma pré-candidata. O nome surge desta ânsia de um eleitorado que busca sempre o novo. Genilva é do PRB.
Na ânsia pelo novo o nome de Eder Paulo Barreto já é citado. Edinho do Detran, como é conhecido, é alternativa para o Executivo ou Legislativo. É possível que alguns que não conseguirem vaga como candidatos a prefeito busquem vagas na Câmara Municipal. Este é o quadro geral para as eleições 2016 em Doverlândia.