No dia 17 de fevereiro o ex-presidente do Sindicato Rural e presidente do PR, Amarildo Martins, esteve no Palácio das Esmeraldas, onde reuniu-se com quem era governador em exercício, José Eliton.
Segundo Amarildo, Eliton o estimulou para a disputa em Iporá. O nome dele consta entre os lembrados para a Prefeitura de Iporá. Amarildo é um dos que desenvolvem a conversa no grupo de oposição.
A ida de Amarildo ao Palácio foi notícia no jornal Diário da Manhã de 23 de fevereiro. Segundo o jornal, Amarildo tem apoio entre a base marconista, a exemplo de Magda Mofato (deputada federal do PR) e Francisco de Oliveira (deputado estadual Pelo PHS).
O jornal cita que Amarildo Martins percebe entre o povo iporaense um descontentamento com a administração de Iporá, que clama por melhorias na segurança, saúde, transporte escolar e qualidade de vida. Em um trecho da reportagem do Diário da Manhã Amarildo Martins afirma que não tem diferenças pessoais e políticas com ninguém. Afirma que amadureu muito no período. Diz que não quer falar do passado e sim, o que quer, é debater o futuro e discutir soluções para Iporá. Afirmou ainda que quer apresentar propostas.
E em primeiro de março foi a vez do jornal O Popular citar Amarildo Martins como pré-candidato a prefeito. Na nota da coluna Giro, a deputada Magda Mofatto lança o agropecuarista para o embate.