Assim como esta reportagem constatou em janeiro passado, transcorridos cinco meses, continuam havendo na cidade de Fazenda Nova, quatro pré-candidatos com o firme propósito de concorrer nas eleições de 2 de outubro ao cargo de prefeito.
A reportagem falou com 3 deles. Sobre o ex-prefeito Afrânio Ferreira Filho (PMDB) a conversa foi com um correligionário próximo, o ex-vereador Preto Vaz, que diz que o líder peemedebista está firme em seu projeto e satisfeito com a aceitação do nome. Afrânio disputou com muita competitividade a eleição de 2012, quando perdeu para quem queria se reeleger e contava com o apoio da máquina administrativa. Segundo Preto Vaz, em torno da pré-candidatura de Afrânio Ferreira Filho estão se aglutinando 7 partidos.
Sem poder mais se candidatar, pois está cumprindo o seu segundo mandato, o que Daniel Mariano tem de positivo é o apoio da gestão. Segundo seu vice-prefeito, Marcus Vinicius, do PSDB, é ele que tem esse privilégio do apoio do prefeito atual, já que é companheiro de gestão e fazem parte do mesmo bloco marconista. Para a reportagem do OG, Marcus Vinicius, também conhecido Marcos Bode, disse que está muito animado, pois conta com vários partidos que estão articulados para somar força em sua pré-candidatura. Ele lista com o PSDB a participação de PSD, PP, PSL, PMB, PPS, PDT, PV, PSC e PSB.
Dos mais animados com sua pré-candidatura é Eduardo Moura (Dudu), que agora está filiado no Partido da República (PR). Conta com a aura do “novo em política”. Diz representar a verdadeira mudança, uma vez que só ele, dentre os quatro, pré-candidatos, nunca disputou e nem teve mandato. Ele afirmou à esta reportagem que tem dados que apontam boa avaliação popular de sua pré-candidatura, no momento. Ele é filho de família tradicional, empresário no ramo de conjunto residencial, promotor de eventos e quer fazer campanha afirmando que quer nova prática política no município.
Também novo e apostando que o eleitorado de Fazenda Nova quer mudança, o vereador Alex Martins de Freitas prepara sua candidatura. Deixou a Rede de Sustentabilidade e foi para o PSDC, onde diz ter mais estrutura partidária. Conta muito com o apoio de Alexandre Magalhães, líder estadual deste partido. Tem com Alex Martins também os partidos PRB e PRTB. Alex afirma não abrir mão de princípios. É respeitado por aqueles que não fazem o jogo do poder a qualquer custo. Tem uma estreita relação com a zona rural do município de Fazenda Nova, já que é funcionário do Sindicato Rural e mobilizador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aquele que organiza cursos para os homens e mulheres do campo.