De uma situação em que, em janeiro deste ano, era de muitas possibilidades de nomes, o cenário agora se reduz a três alternativas mais importantes para a disputa pelo cargo de prefeito da cidade Piranhas.
A médica Jamile Ribeiro, que é o nome de pré-candidata que desde bem antes vinha sendo lembrada pelo povo, tem uma articulação suprapartidária mais abrangente. Em torno dela, que é do PHS, gravitam várias siglas, inclusive com uma delicada tarefa a ser feita de escolha de um pré-candidato a vice.
A reportagem falou com ela, que nos disse que isso será feito com muito diálogo, já que tem temperamento democrático. Jamile afirma que é grata pelo carinho com que é tratada pelo povo. Atribui isso aos seus quase 30 anos de atendimento médico no município. Afirma que aceitou ser uma pré-candidata pois tem vontade de servir à sua cidade também em outras áreas, não somente na medicina.
A reportagem do OG teve acesso a uma gravação que o pré-candidato Edivaldo Junqueira, o Baixinho, deu à Rádio Satelite, de Piranhas. Nesta, ele, que agora está no PSD, diz que aceitou em uma reunião com alguns partidos, a disponibilidade de ser um pré-candidato a prefeito. Disse que é um prestador de serviço para o município. Afirma que a eventual gestão pode ampliar sua possibilidade de servir ao povo. Frisa que, como cristão, quer atuar na política sem abrir mão de princípios. Baixinho fala em gestão de inovação, em mandato onde possa servir e em empreendedorismo social. Quando diz em não abrir mão de princípios, cita que não quer, neste momento de articulação, agir dentro de modelos de barganha para conseguir apoios. Afirma que tem o apoio do prefeito André Ariza e que isto o motiva. Baixinho afirma que prosseguem conversas para buscar alianças com partidos.
O PMDB, partido tradicional em Piranhas, também tem seu pré-candidato a prefeito. Ele é o vereador Nilson Gomes. Esse pré-candidato ganhou destaque com seu trabalho de assistência social para o povo. Ao OG chegou informação de que nem todos neste partido estariam de acordo com a sigla encabeçando chapa. Tem quem prefere que o PMDB ocupe uma vaga de vice. Por exemplo, na chapa da pré-candidata Jamile Ribeiro. Isso é assunto que o Diretório do PMDB terá que decidir internamente.
A reportagem do Oeste Goiano falou também com o prefeito André Ariza. Ele, que em janeiro disse à essa reportagem que não quer se candidatar à reeleição, disse que mantém a mesma intenção. Afirmou-nos que não quer se candidatar e que prefere dedicar a terminar bem a sua gestão. Quando perguntamos sobre quem dos três ele apoiará, respondeu-nos assim: “Podemos apoiar qualquer um dos três. Vai depender da decisão dos partidos. Vou deixar para os partidos definirem”.