O vice-governador de Goiás e secretário de segurança pública, José Eliton (PSDB), que tinha programado de vir a Iporá ontem, 25, de última hora suspendeu a viagem, optando por outro compromisso mais importante.
Em seu lugar veio o superintendente executivo na Secretaria de Segurança Pública, Edsom Costa Araújo. Veio também o senador Wilder Morais (PP). Com eles, também comitiva de assessores.
Em Iporá, na Mansão Verde, por volta do meio dia, cumpriram o que estava programado, que era a entrega de 500 novos cartões da Renda Cidadã. Os beneficiados estavam presentes e, de posse dos cartões, a partir de agora, passam a fazer os saques mensais.
O prefeito Danilo Gleic e o eleito, Naçoitan Leite, estavam presentes na recepção aos visitantes, aos quais agradeceram por mais benefícios para Iporá. A solenidade contou também com a presença de vereadores atuais e eleitos e de lideranças da comunidade.
Prefeito Danilo Gleic agradeceu em público os beneficios sociais Renda Cidadã e Cheque Reforma destinado pelo Governador Marconi Perillo ao povo de Iporá
Critérios
Foram adotada novas regras para inclusão no programa que são as seguintes: Renda familiar de um terço do salário mínimo vigente por pessoa; Crianças com frequência regular na escola da rede pública e cuidados essências com a saúde, como vacinas em dia e exames regulares da gestante; Outro critério é a participação em cursos profissionalizantes.
A prioridade será dada para famílias como pelo menos um integrante com deficiência permanente e incapacidade total ou parcial; Uma pessoa com doença crônica grave que não possa trabalhar regularmente; Membro com idade ou superior a 60 anos;
Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de regime fechado. Dependentes químicos em tratamento, vítimas de violência doméstica ou sexual, ou membros de etnias como indígenas e quilombolas.
Mesmo aqueles que já estão cadastrados, que se enquadram nos critérios e que forem selecionados, precisarão trocar os cartões magnéticos. O atual não será válido. Os contemplados vão receber entre R$ 80 e R$ 160. No novo Renda Cidadã, o período de permanência familiar no programa é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Não há previsão precisa de quando serão efetivados os pagamentos, a tendência é que ocorram no início do segundo semestre.