Em Israelândia, para a noite de hoje, sexta-feira, 13, tem uma convocação assinada por seis vereadores e que visa tirar Deusdete Pereira da Silva (Dete) do cargo de presidente da Câmara daquela cidade.
Numa câmara de 9 vereadores, a maioria de 6 baseia-se em regimento para a atitude, a qual tem como consequência o fato ocorrido em 18 de dezembro passado, quando o Dete teria supostamente chegado atrasado ao trabalho, alcoolizado e feito sérias agressões a funcionários da saúde. O fato foi noticiado no Oeste Goiano. CLIQUE AQUI E LEIA.
Segundo vereadores com quem a reportagem conversou, diante da comunidade israelandense o fato se tornou insustentável, com moradores cobrando dos vereadores que algo seja feito, não podendo a cidade ter alguém com esse perfil na condição de presidente do Poder Legislativo.
O vereador Dete, com quem a reportagem conversou na época do fato, disse que não é dessa dimensão o que aconteceu na noite do dia 18 de dezembro. Afirma que foi data quando teve problemas pessoais, chegou, de fato, atrasado ao trabalho, mas não estava alcoolizado e nem agrediu colegas. É que além de vereador, Dete é funcionário da saúde pública, como vigilante em um posto de atendimento.
O que vai acontecer hoje é uma sessão com convocação extraordinária, para que nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Israelândia, em seu artigo 94, parágrafo primeiro, que trata de atos indecorosos, punir o colega vereador, destituindo-o do cargo.
Na sessão será feita a leitura da representação, encaminhamento e recepção da mesma por parte da Mesa Diretora ainda em exercício, escolha de membros de Comissão de Ética e Decoro, andamento do processo ético-disciplinar, apreciação em votação para destituição do cargo, o que será feito após o direito de defesa do acusado. Já foi antes aberto prazo para o vereador se defender e, no momento da sessão, por escrito ou de forma oral, poderá se manifestar em sua defesa.
Sobre o fato ocorrido em 18 de dezembro, o vereador e presidente Dete manifestou na imprensa. VEJA AQUI SUA VERSÃO.