Na manhã desta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Iporá fez solenidade na qual homenageou o Poder Judiciário, o que foi feito com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho.
O Judiciário foi homenageado em Iporá com o tombamento histórico do prédio, na Praça do Trabalhador, que primeiro serviu para abrigar este poder e com a instalação naquele ambiente de uma galeria com fotos de todos os ex-juízes que atuaram nesta comarca.
O prefeito Naçoitan Leite e sua equipe administrativa recepcionou, além do presidente do TJ, também a deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), Jayme Rincón, que é presidente da Agetop e na oportunidade representando o governador Marconi Perillo; esteve ainda o procurador Alexandre Tocantins e vários juízes da região, representantes do Ministério Público, advogados, delegados de polícia, comandantes militares, prefeitos, vereadores, empresários e lideranças classistas.
Depois de uma reforma no prédio que primeiro serviu de sede da Comarca, foi oficializado na manhã desta sexta-feira o tombamento do mesmo, o qual passou a ser chamado de Fórum Gilberto Marques, nome do pai do atual presidente do Tribunal de Justiça e homem que, na opinião do prefeito Naçoitan Leite, é merecedor desta homenagem.
Em seu discurso o prefeito Naçoitan relatou que chegou a pensar em demolir o velho prédio, porém, ao constatar a sua boa estrutura física, bem como ao avaliar o valor histórico do mesmo, decidiu por mantê-lo de pé, reformá-lo respeitando suas características iniciais e torná-lo um prédio que passa a ser patrimônio histórico, além de útil ao serviço público ao agregar no local algumas atividades ligadas à Prefeitura.
No interior do prédio foi colocada uma galeria de todos ex-juízes, a qual representa a história do Judiciário local, do qual fazem parte as cidades de Amorinópolis e Diorama.
O Desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal de Justiça, em seu discurso agradeceu a homenagem dedicada ao seu pai e extensiva à toda sua família, citando outras presenças de pessoas que são descendentes do homenageado. Além do prefeito, o Desembargador agradeceu também os vereadores de Iporá por aprovarem lei que homenageia a sua família.