Em pronunciamentos que ressaltaram o papel da família, aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Iporá, a entrega de títulos de cidadania, concedidos para 20 personalidades. Os que fizeram uso da palavra destacaram a família como célula importante na sociedade.
Sob a presidência de Wenio Pirulito os vereadores entregaram em sessão solene os títulos de cidadania para aqueles que, na avaliação deles e com base em projetos de leis aprovados, foram pessoas que, embora tenham nascido em outras cidades, devem ser considerados iporaenses em razão de relevantes serviços prestados à essa comunidade local.
A sessão solene foi aberta com mensagem bíblica e a execução dos hinos nacional e de Iporá. Falaram os vereadores Elione Alves (representando a oposição) e Duílio Siqueira (situação). Ao entregar a cada um dos homenageados o título de cidadania, o cerimonial leu a biografia do mesmo.
No final, Thamires Aguiar, a jovem escritora que faleceu recentemente, foi homenageada postumamente em ato que comoveu a todos. Um plenário lotado aplaudiu a trajetória de vida da menina que, embora com doença grave, se superava em feitos literários e em participação na sociedade. Era esperada que estivesse presente para receber seu título de cidadania, mas faleceu no mês passado.
O término da sessão, em nome dos homenageados, contou com a fala de Elienai Lopes Moreira Borges (em nome das mulheres) e de João Batista Alves (em nome dos homens). Foi João Batista Alves quem mais destacou o papel da família para o êxito pleno de um cidadão que queira viver bem e contribuir com a comunidade. João Batista, que é da Maçonaria, contou com vários irmãos da Loja União de Iporá, ali presentes para o aplaudirem. Também da Maçonaria foi homenageado Carlito Ribeiro. Receberam homenagens pessoas como Padre Rodrigo e os empresários Edsom (Preguinho / Hidroeste), José Nildo (Lanchonete Pé de Café), José Vagmar (Bar do Ceará), Madalena Souza (Madalena Confeitaria), Marcley Souza (Academia Gracie Barra), Cícero Augusto (Jiboia Balanceamento) e Ricardo Riza (Shopping do Marceneiro). Também foi homenageada a escritora Ironita Mota, aurilandense que viveu muitos anos em Iporá e sempre é incentivadora da leitura em escolas da cidade. Emersom Souza, radialista (Rádio Nova Onda) foi homenageado. Ele nasceu em Jussara e, desde muitos anos vive e se destaca em Iporá na área de comunicação.
Veja a lista completa dos homenageados:
Na foto, homenagem póstuma para Thamires Aguiar