Às 14:30 horas desta tarde de terça-feira, 11, faleceu em Goiânia, na Clínica do Esporte (Setor Sul) o senhor Hamilton de Freitas Leão, que foi personalidade importante na história de Iporá, com várias ações em prol da comunidade e que, inclusive, foi vice-prefeito da cidade entre 1989/1992, no primeiro mandato de Sebastião Coutinho.
Hamilton, de 78 anos, estava internado e passando por hemodiálise. Nesta terça-feira obteve melhora em seu quadro clínico e ia receber alta, quando sofreu quatro paradas cardíacas seguidas. Não resistiu e veio a óbito.
Ele será velado a partir desta quarta-feira em Iporá, em sua residência, na Rua Bartolomeu Bueno, entre as avenidas Pio XII e Pernambuco. A família planeja o sepultamento para às 16 horas desta quarta-feira.
Hamilton Leão teve quatro filhas. Foi marcante sua trajetória na vida social e política da cidade. Tomou iniciativa em várias ações, inclusive, na área de esporte, como dirigente de time de futebol. Presidiu o Umuarama em 1986, ano que o time foi campeão estadual.
Hamilton é de Rio Verde, de onde mudou para Goiânia e depois para Iporá, quando a cidade ainda era só uma promessa de futuro. Foi comerciante (Vemil) e produtor rural. A empresa Vemil (Veículos e Máquinas Iporá Ltda.) foi iniciativa dele e de sócios. Essa empresa iniciou suas atividades vendendo em Iporá veículos (Jeep Willis). Depois passou a vender adubos para as grandes lavouras que exisitiam na região. Quando veio a época de forte surgimento da pecuária a Vemil passou a vender também produtos agropecuários em geral.
Hamilton Leão atuou na política em um grupo de homens do qual participavam José Antônio, Sebastião Coutinho, Divino Vargas, Mac Mahoen e outros. Foi um dos fundadores do Clube Recreativo de Iporá (CRI) e teve atuação também no tempo do Lyons Clube. Hamilton Leão foi homem correto e interessado no bem estar da coletividade e deixa um legado de muita contribuição.