Nesta noite, às 22 horas desta quarta-feira, 19, morreu em Goiânia o médico iporaense Rodrigo Braga Ribeiro, de 49 anos. Foi vitimado por pneumonia e que surgia em consequência de sua baixa imunidade, advindo de complicações de um transplante, já que sofreu de leucemia.
Rodrigo Braga Ribeiro é velado em Goiânia e lá será sepultado, conforme seu desejo, no mausoléu da família, no Cemitério Jardim das Palmeiras, às 14 horas. Rodrigo é filho do também médico Tobias Ribeiro e da senhora Solange. Deixa a viúva Cassiana Magalhães Ribeiro, com quem era casado há 15 anos. Dessa união nasceu Isadora Magalhães Ribeiro.
O médico fez seus estudos iniciais em Iporá e o colegial em Goiânia. Fez curso de medicina em Vitória, no Espirito Santo. Sua especialidade médica era a ginecologia obstetrícia. Atuou no Hospital São Paulo, em Iporá, e em vários hospitais da região.
Outra atuação de destaque de Rodrigo Braga Ribeiro foi na agropecuária. Ele e seu pai obtiveram significativas premiações com gado nelore de elite. Rodrigo era um entusiasta do aprimoramento genético desta raça. Na vida pessoal e social, foi homem correto, trabalhador, entusiasmado com seus afazeres, bem humorado e interessado no bem estar coletivo.
A luta contra a doença
Em conversa com nossa reportagem nesta manhã de quinta-feira, 20, o médico Tobias Ribeiro, que é seu pai, falou da luta do filho contra a doença.
Diz ele:
Rodrigo sofreu de Leucemia e teve que fazer um transplante. Esse transplante foi bem sucedido. Porém, depois, vieram os problemas com as células doadoras. A doação foi feita por sua irmã (Cejana). A incompatibilidade de células fez com que tivesse que usar medicamentos fortes, o que estragou seu organismo. Há dez meses, teve um gânglio na axila e passou a usar corticoide. Veio então o surgimento de células malignas. Esteve em Curitiba em uso de um medicamento novo para o seu caso. Passou a ter pneumonia e uma dor no tórax que o incomodava muito. Tentou a todo custo o tratamento, mas tinha baixa imunidade. Por fim, foi a pneumonia que o levou desta vida.