Com boa saúde, hoje, neste sábado, 21 de abril de 2018, está chegando aos cem anos o senhor Geraldo Moreira da Cunha, um mineiro que é pioneiro de toda esta região, quando aqui chegou em tempo de muito mato, cerrado e vestígios de índios!
Ele chegou no ano de 1935 e, com trabalho na terra, plantio e criação de animais, com uma vida honesta obteve os seus bens, criou a família e hoje é um senhor de história respeitada por todos, um orgulho para seus descendentes.
A reportagem do Oeste Goiano o visitou em sua residência na Avenida Rio Grande do Norte, centro de Iporá, onde ouvimos dele sua bela história de vida. Com seus cem anos, tem boa memória e a fala forte e segura de quem busca os fatos do passado para relatar aos da nova geração.
Ele conta que veio de Minas Gerais (Carmo do Paraíba), junto com seu pai, rumo a Goiás, tendo a família ficado por dois anos em Varjão, para seguir depois para esta região. De imediato, seu pai não quis vir. Ele tinha dezessete anos quando quis acompanhar o senhor José Moreira de Lima, o Quinha, que era habilidoso em trabalhar com madeiras e o então rapaz solteiro veio, como contratado do serrador e carpinteiro. Geraldo Moreira foi, desde muito pequeno, candeeiro, carreiro e serrador. Com este dom para o trabalho se estabeleceu com o Senhor Quinha na fazenda Rio dos Bois, propriedade do senhor Gustavo Alves de Queiroz.
Era o sertão em 1935, sem existir nenhuma cidade neste lado do estado. Eles foram trabalhar para o senhor Gustavo no preparo da fazenda: construção de casa, currais e cercas, sempre na lida com madeiras.
Em meio a esses afazeres conheceu a filha do fazendeiro e patrão, a Maria Alves Queiroz, a Nenzica, havendo entre os dois o amor a primeira vista que iria durar por décadas. Da união dos dois vieram os filhos: João Batista, João Evangelista, Altair Benedita, Maria Benedita e Eronides.
Senhor Geraldo Moreira é conhecido não somente por sua vida correta e de luta, mas também por sua humildade e peculiaridades. Desde 1975 usa a mesma camionete verde, ainda na garagem, mas agora à venda, já que decidiu não dirigir mais. Esse homem fez do trabalho algo com o qual multiplicou seus bens, reuniu amigos e deu conforto para a família! Há 18 anos está viúvo!
Parabéns, senhor Geraldo Moreira, pelo aniversário de cem anos e pela bela história de vida!!!