O Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Iporá realizou uma noite de Homenagem e Discussão dos Conflitos do Campo e Mineração. Foi na terça-feira, 25, quando Curso de Geografia da UEG – Câmpus de Iporá fez acontecer evento de Lançamento do Caderno de Conflitos de Campo – CPT.
A programação foi organizada pelo Curso de Geografia da UEG em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra – CPT e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Contou com o apoio do IF Goiano – Câmpus de Iporá, Colégio Estadual Dom Bosco, CEPI Osório Raimundo de Lima, Rede Diocesana de Rádio (Rádios Rio Claro e Felicidade FM) e o Jornalismo do Oeste Goiano.
Estiveram presentes representantes da Comissão Pastoral da Terra – Regional Goiás – CPT/GO; da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Goiás – FETRAF; Sindicato dos Agricultores e Agricultoras da Agricultura Familiar de Iporá; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amorinópolis, Representantes do Assentamento Padre Nilo de Amorinópolis; Acampamento Sol Brasil de Ivolândia; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá; IF Goiano – Câmpus de Iporá; Curso de Geografia do Câmpus de Iporá; Colégio Dom Bosco; Coordenação Diocesana da Pastoral da Terra; Alunos e Professores da UEG e do IF Goiano, Acampados da Região Oeste e outros.
A Homenagem ao Padre Florisvaldo Saurin Orlando com o Descerramento da Placa do Salão Padre Floris foi realizada Padre Célio Amaro e Sebastião Alves de Jesus. Na homenagem foi destacado o trabalho do Padre Floris em prol da Pastoral da Juventude e do Movimento da Teologia da Libertação que agitou os Movimentos Sociais e a Igreja Católica na década de 1980.
O Prof. Ricardo J. de Assis Fernandes Gonçalves apresentou de forma elucidativa a Palestra sobre Mineração e as Escalas dos Conflitos no Espaço Agrário Brasileiro. Na palestra, Prof. Ricardo, mostrou ao público a relação entre os Acidentes com Barragens de Rejeitos, Amputação Ecológica e a Dinâmica Necroeconômica do Capital.
As atividades da Noite foram encerradas com o Evento Principal – Lançamento de Caderno de Conflito do Campo Brasil/2018 com Saulo Reis da CPT. O membro da CPT mostrou para o público a importância dos movimentos sociais para cobrar das autoridades os direitos de trabalhadores e trabalhadores. Apresentou a evolução dos conflitos de Campo envolvendo a questão da água, geração de energia e mineração. Saulo Reis destacou as ameaças que muitos assentamentos rurais vem sofrendo com o avanço de grandes projetos de mineração.
O Curso de Geografia da UEG – Câmpus de Iporá com mais esse evento reafirma seu compromisso com a formação integral e compromisso social com Iporá e Região.
Alguns dos participantes do evento, de diferentes segmentos, mas todos com engajamento em causas sociais…