A idosa Maria Helena Carneiro e Luzeni Gomes de Macedo, de 51 anos, são vítimas da pandemia do Coronavírus e mostra que pessoas de diferentes idades estão vindo a óbito. Outras pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos também faleceram em Iporá, por não suportar a agressividade do vírus no aparelho respiratório.
A dona de casa Maria Helena Carneiro faleceu na quarta-feira, 24. No dia anterior esta iporaense tinha sido transferida para São Luís de Montes Belos.
Luzeni Gomes de Macedo faleceu nesta tarde de sexta-feira, 26. Era funcionária da Prefeitura de Iporá (telefonista). Mais uma vítima da Covid-19. No dia 8 passado, dezesseis dias atrás, faleceu pela mesma razão o irmão dela: Luiz Carlos Gomes de Macedo. Luzeni deixa irmãos que são muito conhecidos na cidade, em diferentes atividades profissionais ou empresariais.
O número de vítimas fatais está chegando a 70.
PREVINA-SE
Enquanto a vacinação não se acelera, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na série “10 Coisas Sobre”.
1. O vírus entra no organismo pelos olhos, nariz e boca, por isso é fundamental o distanciamento social, lavar bem as mãos e o uso de máscaras.
2. É de extrema importância evitar os abraços, mas não a demonstração de carinho com os olhos e outras formas de expressão. Seja criativo para demonstrar afeto. Mesmo de máscara, o olhar demonstra quando sorrimos.
3. O distanciamento e o isolamento social são provisórios e necessários para reduzir a propagação do vírus. Mantenha distância mínima de um metro e meio entre pessoas em lugares públicos e de convívio social, sempre usando máscaras.
4. Lave as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis. Lave antes e depois de ir ao banheiro, quando for manusear alimentos, quando tocar em algo, quando sair e voltar de casa. Procedimentos que devem ser habituais e não só para este momento.
5. Só saia de casa em casos extremamente necessários. Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.
6. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.
7. Não tocar olhos, nariz, boca ou máscara de proteção facial com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize novamente as mãos.
8. Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais online disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
9. Estimule familiares, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do uso de máscara e da higienização das mãos na prevenção da disseminação do vírus causador da Covid-19.
10. Para os equipamentos que são usados com muita frequência, como celulares, tablets e computadores, a limpeza não deve ser feita com álcool gel, porque existem produtos específicos para esse tipo de limpeza, por exemplo, o limpa telas ou similares.