A tradicional Família Mendes Rodrigues, que foi importante para a História de Iporá, perdeu três de seus irmãos em um curto período de 8 meses e 21 dias.
Ontem, quarta-feira, 25, faleceu Arthur Mendes Rodrigues, que foi comerciante em Iporá. Com isso, três irmãos que se vão nesse curto período. O primeiro a falecer foi Cornélio Mendes filho, que se foi no dia 4 de setembro do ano passado. Em três de maio passado, faleceu o mais conhecido deles, o Natanael Mendes Rodrigues, o Natin, ex-vereador em Iporá.
Agora, vítima de um Câncer de próstata, morreu o Arthur Mendes Rodrigues, que além de comerciante em Iporá, foi também caminhoneiro. O iporaense Arthur deixou a cidade em 1972, quando foi para Brasília. Em 1990 voltou, quando se estabeleceu para servir a cidade com o Supermercado Triângulo. Foi pai de 6 filhos. Foi casado com Alice e, depois, com Laurenice, que deixa como viúva.
O corpo de Arthur foi velado no salão da Pax Bonfim nesta quinta-feira, para sepultamento que ocorreu às 10 horas.
História da família
Manoel José Lourenço, o Manoel Silvestre, foi dos homens mais influentes na Iporá da década de 50, quando aqui chegou, em 1953, como dono de caminhão, comprador de cereais, incentivador dos negócios na cidade e na zona rural, onde também teve fazenda. Foi também vereador em Iporá. Era homem de temperamento forte e muito trabalhador. Era mineiro de Arapuá, cidade de onde vieram muitos para Iporá, muitos deles incentivado pelo Manoel Silvestre. Ele foi casado com Maria Delfina de Araújo e dessa união nasceram: Anália (que se casou com Nephtali, o filho de Cirilo Alves da Rocha e Rita Cândida da Silva), Zenaíde (que se casou com Raul) e a Celenita (que se casou com Cornélio e que tiveram dentre seus filhos o Natanael Mendes Rodrigues, o Natim, que foi vereador em Iporá e que teve também um filho dele, o Paulo César Martins Rodrigues, o Paulo Maisena, também no cargo de vereador). Manoel Silvestre e Maria Delfina tiveram também a Adelaíde (que se casou com Salvador), Álvaro (que se casou na Bahia com Maria Araújo, a Tia Fia) e Zilda (que se casou com Jabes Gonçalves de Melo, o filho de Hielo). Quando ficou viúvo, o senhor Manoel Silvestre casou uma segunda vez, então com a Ubaldina Martins Lourenço, a Dica. Deste casamento nasceram o Saulo (que se casou com a Anália).