Joaquina Ferreira Dos Santos, partiu para a vida eterna no último dia 21 de novembro de 2022, ao refletir sobre esse momento certo, mas nos traz tantas incertezas e tantas perguntas que buscamos repostas, Santo Agostinho nos traz em seu poema “A morte não é nada. Eu somente passei, para o outro lado do Caminho.
A partir dessa reflexão nos conforta saber que Joaquina, uma matriarca conhecida na cidade Iporá de família pioneira nesse município, sua ausência física deixa em seus familiares, filhos (Carlos Roberto, Robson Peixoto, Divino Peixoto, Joviano Júnior e Júlio César Peixoto) noras, netos, bisnetos, irmãs, irmãos, cunhados e amigos, a certeza que foram 76 anos de vida plena, de muito trabalho, de exemplo que a educação muda realidade por isso sempre priorizou e estudo na vida dos filhos, que formação de princípios são construídos, de coração bondoso, de doação, que Deus é nossa rocha e devemos estar sempre confiante no poder de Deus e suas lições ao longo d e sua vida sempre estarão presentes em nossos corações.
Sempre acolhedora em sua casa, em especial na Fazenda onde era seu local preferido, onde tudo a relembrará, sua jornada linda aqui na terra, que foi costurada pedaço a pedaço com seu esforço e muito suor, deixou em seu legado de exemplo deixou a sua colcha de retalho toda costurada, como sua música favorita. Da Joaquina, teremos sempre as melhores lembranças, das reuniões, encontros religiosos, das festas, da forma de se expressar, sempre com seu jeito único e agradável, cheia de elogios carinhosos a todos(a), afinal não podemos deixar de citar a palavra dela tudo que fazia de forma singela, mas cheio de carinho e com tempero inigualável, tentando agradar a cada um individualmente.
Temos certeza que viveu a vida de forma intensa, valorizando as pessoas e com muito amor, ficará em nossos corações as melhores recordações de sua história de vida, de perseverança, conseguiu seus objetivos de vida. Buscaremos honrar sua história, pois através dela a manteremos viva em nossas melhores recordações e sempre relembrando momentos e exemplo de vida que ela nos deixou.
Joaquina sua voz silenciou, conviver com ausência física nos trará tristeza chegar na fazenda e não ter sua presença não será fácil, mas sabemos que cumpriu seu tempo entre nós e acreditamos no descanso eterno, sua partida ainda nos causa uma mistura de sentimentos de saudades e dor, mas com a sensação de que sua colcha de retalho foi costurada pedaço a pedaço e foi terminada e será guardada por cada familiar, irmãos, irmãs, filhos, noras, netos, bisnetos e cunhados em nossos corações. O Senhor por ser “refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Não sei…. se a vida é curta demais ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos a alma das pessoas. Cora Coralina, o nos conforta saber que deixou sua mensagem de vida e conseguiu tocar o coração das pessoas que foram privilegiadas com seu convívio por esses 76 anos de vida.
Te amaremos para sempre Joaquina!!!!
Saudades eternas de seus familiares e amigos!!!!!!
19/07/1946
21/11/2022