Nesta quinta-feira, primeiro de dezembro a realização do Censo 2022 em Iporá chegou a 70,1%. O trabalho prossegue na cidade e zona rural, com a visita dos recenseadores e o questionário resumido que é feito em cada domicílio.
Nesta região do estado, dentre as cidades maiores, a que está com a realização do Censo mais adiantada é São Luís de Montes Belos, onde já foi concluído 84,7%.
Onde o serviço de contagem da população está mais atraso é em Caiapônia, onde tem município extenso e mais dificuldade de se fazer a cobertura completa da área. Lá, menos da metade realizado: 46%.
Em Jussara, 63% realizado e em Piranhas 52% do Censo realizado.
O censo tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação das pessoas. Quem são os brasileiros? Quantos são? Como vivem? Essas são as principais perguntas que o Censo 2022 pretende responder. Desde o dia 1º de agosto, milhares de recenseadores (os pesquisadores que vão de porta em porta) começaram a visitar as casas dos 215 milhões de brasileiros que vivem no país.
A princípio, essa grande pesquisa iria até outubro, mas esse prazo pode foi estendido. O objetivo é conseguir ouvir as pessoas que moram nos 75 milhões de domicílios do país.