Desde o evento cultural do dia 11 de dezembro passado (lançamento de livro, música ao vivo, teatro e exposição de telas) que artistas de Iporá estão assinando em um documento que será encaminhado ao prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos, no qual vão pedir agilidade para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
A elaboração desse plano já teve início, mas encontra-se paralizada. Os artistas querem urgência em sua conclusão e seu consequentemente envio ao Poder Legislativo como Projeto de Lei a ser aprovado e, em seguida, sancionado, para que passe a nortear as ações culturais na municipalidade, de forma a integrar Iporá dentro do Sistema Nacional de Cultura, o que facilita para recebimento de recursos federais junto ao Ministério da Cultura.
Iporá já conta com leis municipais que criaram o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura. O plano é algo que falta para agilizar a inserção de Iporá dentro do Sistema Nacional de Cultura, o que implica em facilidade para a vinda de recursos para o meio cultural. Os artistas da cidade afirmam que aceitam contribuir com o prefeito para que seja agilizado essa conclusão do Plano. Atualmente esse trabalho inacabado encontra-se em poder da secretária municipal de educação, Olímpia Vaz.