O recém reestruturado Conselho Municipal de Cultura de Iporá está debruçado em estudo sobre o Plano Municipal de Cultura. É um texto base que vai se tornar lei e que vai nortear as ações da área para os próximos dez anos.
Essa elaboração de um Plano Municipal da Cultura para Iporá é algo que vinha, desde algum tempo, em elaboração, mas acabou sendo interrompido. Agora, recentemente, a secretária municipal de educação e cultura do município, professora Olímpia Vaz, recompôs o Conselho de Cultura do Município. É desta instância a tarefa de elaborar o Plano, o que vem sendo feito em reuniões.
Na última vez em que os conselheiros estiveram reunidos (foto), dia 23 de fevereiro, foi entregue a cada um dos membros uma cópia das diretrizes já traçadas para o Plano Municipal de Cultura de Iporá. Cada conselheiro ficou de estudar esse esboço do Plano e enriquecê-lo com sugestões. Uma próxima reunião de avaliação sobre o andamento do plano será feita no dia 16 de março. Estão no Conselho de Cultura representantes de todos segmentos da arte: música, literatura, teatro, pintura, etc… Adeli Melo preside esse Conselho.
Assim que elaborado o Plano Municipal de Cultura de Iporá, este ainda será submetido à uma Conferência e depois seguirá ao prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos para que se torne um Projeto de Lei a ser encaminhado para a Câmara. No legislativo, após aprovado, volta ao prefeito para sanção e para que, a partir de então, se torne lei a ser cumprida. A elaboração final de um Plano Municipal de Cultura atende um anseio dos artistas locais que chegaram a iniciar a manifestação em abaixo assinado pela sua concretização.