Fazendo uso dos recursos públicos vindos da Secretaria Especial da Cultura e repassados à Secretaria de Estado da Cultura, o iporaense Renato Castro acaba de lançar o livro COLETÂNEAS DE DENTRO, com 74 páginas nas quais estão poesias de sua autoria.
O autor que pela primeira vez traz obra literária a público, submeteu-se a apreciação de projeto em Comissão Julgadora, tendo sido aprovado para, enfim, ser contemplado com o recurso financeiro. O livro foi impresso pela Editora Visão, com 500 exemplares que passam a chegar aos leitores.
Renato é filho de Cairo de Souza Castro que foi dos primeiros moradores em Iporá a publicar um livro, ainda na década de setenta. Na época, foi uma série de crônicas sobre pessoas e fatos desta terra. Com a mesma tendência para os escritos, o filho traz suas reflexões em poesias sobre variados temas.
Ao prefaciar o livro, o escritor Lázaro Faleiro, que também foi dos primeiros em Iporá a fazer publicação literária, elogiou a obra, afirmando que esta é para ser lida com o mesmo carinho que foi escrita e, assim sendo, o leitor sairá da leitura acreditando que somos capazes de construir novos caminhos.
Sobre o seu conteúdo, o autor Renato Castro afirma que são textos produzidos ao longo dos últimos dois anos e que representam a infância, adolescência, as fases de jovem e os momentos de descobertas e os tempos como adulto. Renato Castro afirma que traz a mesma vontade de seu pai que, em sua avaliação, foi um exímio escritor (mesmo tendo publicado somente um livro).
O livro já está sendo comercializado por trinta reais. Mas haverá um momento solene de lançamento. O autor aguarda o retorno do período letivo da Universidade Estadual de Goias – UEG/Campus de Iporá e no mês de agosto, quando isto será possível.