De 2014 para 2015 o número de casos de abuso sexual de crianças em Iporá teve grande aumento. Em 2014 foram 16. Já no ano passado, em 2015, foram 25 casos de abuso sexual em Iporá. Os dados são do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Carlos Eduardo Mendes Alencar (Dudu), presidente deste Conselho, afirma que estes são os casos em que houve denúncia e por isso são contabilizados, mas a realidade deve ser pior, tendo em vista os que ocorrem e não se toma conhecimento ou ninguém denuncia.
Tendo em vista a gravidade da situação, o CMDCA planeja ações mais intensas para este ano de 2016. Na próxima quinta-feira, 18, a partir de 17 horas, na Câmara Municipal, haverá reunião de conselheiros do CMDC, juntamente com voluntários e parceiros, para traçar uma programação de visitas as escolas para reuniões e palestras sobre o assunto. Uma meta é o encorajamento para que sejam feitas as denúncias de abuso sexual em crianças para que possa existir a punição como forma de frear este delito que está em escala crescente na cidade de Iporá.
Evento musical e caminhada marcados
Estão agendados dois eventos sobre este assunto. Para 16 de abril está datado o evento musical VOZES PELA VIDA, que será na Mansão Verde, com apresentações musicais e uma mensagem que será de alerta a sociedade sobre os abusos sexuais em crianças e adolescentes. Na ocasião do VOZES PELA VIDA a cidade de Iporá receberá famosos nomes da música e que virão com sua mensagem sobre o assunto. Para a entrada será exigido um quilo de alimento não perecível.
Para 18 de maio, com parceria entre CMDCA e poder público municipal (CREAS), deve acontecer uma caminhada pelas ruas de Iporá. Novamente será feito o apelo para que, quem souber, que denuncie abusos sexuais que estejam sendo cometidos contra crianças e adolescentes.