“Foi furto e não um achado em lixo”. Conta Adailton Leite, presidente do Sindicato Rural sobre a placa de homenagem a Arthur Barros que estava no Parque Agropecuário. Nesta quinta-feira, 3, havia sido divulgado sobre a placa, com versão de que ela estava em um lixo nas proximidades do Parque. (VEJA REPORTAGEM ANTERIOR).
Adailton Leite, depois de ter feito ocorrência na Delegacia de Polícia, se dirigiu ao Oeste Goiano, onde contou o que aconteceu. Ele gravou a seguinte fala para nossa reportagem:
“Esta placa desapareceu mais ou menos em outubro do ano passado. Quando chegou nas proximidades do Muladeiro, eu falei para o Vavá, retire a placa, porque ela tinha caído. Vamos guardar aqui e não coloque na época do Muladeiro porque geralmente quebra aquilo lá. O pedestral da placa tinha quebrado. O zelador de lá, que é o Vavá, guardou a placa na casa dele, no escritório lá, do Parque do Sindicato. Com um curso que estava tendo lá, essa senhora estava fazendo um curso lá promovido pelo Senar e essa senhora procurou pela placa, e quis saber porque estava lá. O Vavá disse que estavam esperando passar o Muladeiro para colocar a placa de novo, se não quebraria de novo. Passou isso e o zelador disse que voltou lá e não viu a placa mais, mas ele não conhecia a senhora e não pode identificá-la. Passado então o Muladeiro eu cobrei do Vavá que colocasse a placa e ele disse que a placa sumiu. Eu perguntei: como assim? A placa sumiu? Ele disse sim, a placa sumiu e suspeita-se de uma senhora. Eu disse pra ele então que esperasse por outros cursos para ver se a senhora apareceria e que ele pudesse identificar quem era a pessoa e que prestasse atenção. E ele nunca mais viu essa senhora. E ontem através de notícia aqui no Oeste Goiano eu soube quem era a pessoa e mostrei a foto dela ao funcionário e ele confirmou que era ela que estava mexendo com a placa naquele dia. Então a placa estava dentro do Parque e temos muitas provas. Ela vai ter que provar que encontrou essa placa no lixão. Inclusive, pessoas que estão com ela. Não sei se ela está sozinha. Quero saber se tem outras pessoas envolvidas nisso aí porque a placa estava guardada para ser recolocada depois da festa dos muladeiros. Essa placa sumiu de dentro do Parque. Alguém furtou essa placa de dentro do Parque e se furtou vai ter que pagar. Já fiz a ocorrência policial. Estou acabando de vir da Delegacia. Além de fazer esta ocorrência policial, eu vou entrar na Justiça com processo de danos morais por essa ação contra o Sindicato Rural e sua diretoria”.