A Polícia Militar, através do 12º Batalhão de Polícia Militar, com atuação em municípios desta região, que já vinha patrulhando ruas para que sejam cumpridas determinações em decreto quanto a forma de se comportar neste tempo de pandemia, agora passa a usar de panfletos educativos em suas rondas.
O Comandante do 12º BPM, Tenente Coronel Ariel Anselmo, obteve junto ao empresariado de Iporá apoio para ampliar o enfoque educativo do policiamento. No seu trabalho de orientação ao público a PM vai passa a contar, a partir desta segunda-feira, 4 de maio, com a distribuição de folhetos educativos, impressos com patrocínio de empresas locais.
Foram parceiros nesta ação o Posto Bomtempo, Rodocar Auto Posto, Varejão dos Tecidos, Móveis Estrela, Casa de Carnes Central e Oeste Goiano Jornalismo e Serviços. Os panfletos a serem distribuídos são um ingrediente a mais no trabalho diário da PM. Estes trazem informações importantes sobre a forma de se proteger contra o Coronavírus, o distanciamento recomendado entre pessoas, a importância da lavagem frequente de mãos e sobre o uso obrigatório de máscara. Quanto ao uso da máscara a comunidade local também fez boa adesão à esta prática preventiva.
Na região de Iporá já foram pelo menos 3 casos em que a PM teve que fazer TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) em razão de descumprimento quanto a conduta obrigatória para este tempo de pandemia. A medida que o tempo passa, além de caráter educativo, intensifica-se o papel punitivo. Em um TCO o infrator responde na Justiça pelos seus atos de desobediência a Decreto.